Header ads

» » » » OPO CARIRI CELEBRA CRESCIMENTO DE DOAÇÕES DE ÓRGÃOS



Em quatro anos da implantação da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Cariri, instalada no Hospital Regional do Cariri (HRC), podemos destacar que do período de janeiro a novembro de 2016, a OPO registra recorde de captação de órgãos e tecidos, totalizando 74.

A OPO Cariri foi instalada no HRC no ano de 2012 e desde então, o número máximo de captações tinha sido 56 em 2015, beneficiando um total de 100 pessoas que aguardava por algum tipo de transplante no Estado do Ceará. Em 2016 já registramos 173 pessoas beneficiadas com a doação de órgãos e tecidos.
A generosidade que se transforma em vida a partir do SIM das famílias, acontece no momento que a dor sede espaço ao amor ao próximo.
Em 2016 a OPO captou um total de 4 corações, 9 rins, 11 fígados e 70 córneas. Observa-se um destaque para a instalação do Banco de Olhos no Cariri (BOC) com um crescimento de mais 180% em relação ao mesmo período de 2015, que apresentou um total de 25 captações de janeiro a novembro daquele ano. Tudo graças a uma palavra simples e de grande representatividade, o SIM, como destaca o enfermeiro da OPO e representante do BOC, Wagner Brito:
 "Hoje as pessoas estão muito mais conscientes sobre a importância da doação. Muitos são os casos que alguém da própria família já foi beneficiada com uma doação, e por isso acabam se colocando no lugar do próximo. A hora da morte é o momento que Deus está mais presente nas nossas vidas. Nesse momento, até os conflitos se acabam, todos se igualam e a humanização se sobrepõem. Sem dúvidas, o Sim, inclusive para a implantação do BOC no Cariri está ajudando a diminuir de forma considerável o número de pessoas que aguardam na fila de transplante".
O SIM das famílias fez com que pela primeira vez o Ceará zerasse a fila de espera de transplante de córneas, em 34 anos do serviço. Desde a implantação da central de Transplantes, em 1998, foram realizados no Estado 8.624 transplantes de córneas, 1.183 somente este ano, até o dia 6 de dezembro.



Raquel Oliveira



Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

About Cariri como eu vejo

Olá! Eu sou Leo design web.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply