Liga cancela Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2018



A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) anunciou na noite desta quarta-feira (14) o cancelamento do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, no Carnaval de 2018. A decisão foi tomada depois que a Prefeitura do Rio de Janeiro reduziu pela metade o repasse de dinheiro público para a produção do Carnaval.

A redução foi provocada a partir de um decreto assinado pelo Prefeito Marcello Crivella (PRB), que é evangélico e está em seu primeiro ano como chefe do Executivo da capital carioca. Segundo a Prefeitura, a redução no repasse do dinheiro público às escolas vai permitir que o recurso seja direcionado para melhorar a estrutura das creches e a alimentação das crianças da rede municipal.

“O valor que é pago hoje é muito pouco até mesmo para comprar um iogurte. O que estamos fazendo é refletir como gastar melhor. Se vamos usar esses recursos para uma festa de três dias (Carnaval) ou ao longo de 365 dias ao ano”, afirmou o prefeito.

Apesar do remanejamento, a Prefeitura informou que o Carnaval do Rio vai receber novos investimentos em 2018. “A Avenida Marquês de Sapucaí passará por obras para melhorar as condições de infraestrutura oferecidas às escolas de samba. O planejamento prevê a modernização dos sistemas de luz e som, além da instalação de telões por toda a passarela. O remanejamento da verba não quer dizer que as escolas de samba ficarão sem recursos, uma vez que o Conselho de Turismo poderá investir diretamente nas agremiações por intermédio de um fundo setorial ou por cadernos de encargos”, diz a nota.

Veja abaixo a nota divulgada pela Liesa, sobre a redução dos recursos:

“Foi com surpresa que as Escolas de Samba do Grupo Especial da LIESA tomaram conhecimento da decisão do Exmo. Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro de reduzir em 50% (cinquenta por cento) o apoio financeiro para a produção dos Desfiles do Carnaval de 2018.

Considerando os enormes benefícios econômicos, financeiros, de geração de empregos e de renda, além da valorização da imagem da Cidade do Rio de Janeiro e do Brasil;

Considerando, também, o aumento substancial de arrecadação de impostos e receitas diretas e indiretas proporcionadas durante o período de preparação e realização dos desfiles carnavalescos;

Considerando, mais, que tal medida anunciada trará graves consequências para a produção do espetáculo, tornando inviável a realização do mesmo, nos moldes em que é anualmente apresentado;

Considerando ainda, a visita do então candidato a Prefeito à sede da LIESA, firmando o compromisso de manter a subvenção para as Escolas de Samba, no mínimo nos moldes do ano anterior, com a perspectiva de possíveis acréscimos, visando o engrandecimento do espetáculo.

Diante do acima exposto, as Escolas de Samba do Grupo Especial, representadas por seus Presidentes abaixo assinados, vêm esclarecer a opinião pública que, em reunião realizada na sede da LIESA, no dia 14/06/2017, chegaram a conclusão que, a prevalecer a decisão do Exmo. Sr. Prefeito Marcelo Crivella, ficarão inviabilizadas as apresentações das Escolas de Samba, no Carnaval de 2018.

Em face dos fatos narrados, as Escolas de Samba aguardam o agendamento, o mais breve possível, da audiência já solicitada anteriormente com o Exmo. Sr. Prefeito e os Presidentes das Escolas de Samba e da LIESA, com o objetivo de se encontrar uma solução para o problema, tendo em vista a gravidade dos fatos.

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2017.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem