Ter um perfil do casal nas redes sociais pode criar problemas; veja como evitar



Ter ou não ter um perfil em conjunto nas redes sociais é uma questão discutida por muitos casais. Enquanto veem o ato como prova de confiança, outros acreditam ser uma invasão de privacidade. A consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida, Marcele Goes, membro da AICI (Associação Internacional de Consultoria de Imagem), acredita que é importante que a privacidade seja respeitada. "É saudável ter alguns assuntos somente com amigos; sem estimular a traição, claro", afirma. Mas se a decisão for mesmo por um perfil conjunto, é importante que os amigos saibam disso. "Na hora de comentar ou postar, é recomendado assinar, para o amigo envolvido saber a quem responder e evitar constrangimentos", sugere

Mas nada de pensar que as redes sociais chegaram para se tornar uma complicação a mais nos relacionamentos. "As pessoas fazem nas redes sociais exatamente o que elas fariam pessoalmente na vida real, com o agravante da possibilidade de iniciar conversas com desconhecidos de maneira mais fácil. Quem tem ciúmes na vida real terá na vida virtual, quem se sente inseguro/a em confiar no outro na vida real também se sentirá assim na Internet", afirma a consultora.

Sobre os perfis de casal, ela diz que existem vantagens, como a facilidade para administrar a comunicação entre casais de amigos e amigos em comum ao casal, e desvantagens, como a exposição de 100% dos assuntos entre os parceiros. "A decisão deve ser tomada em conjunto. Se ambos concordaram sobre o perfil de casal, é uma prova de confiança. Mas se um dos dois tiver se sentido forçado a fazer o perfil único, daí já torna-se invasão de privacidade. Quando não há vontade de se criar um perfil em conjunto, não há muito o que barganhar, deve-se respeitar.

Quando apenas um participa da rede social e outro não, uma alternativa é compartilhar a senha para que se possa entrar de vez em quando. Tudo isso, é claro, desde que os dois assim o desejem. "Se a pessoa não tem perfil, mas a outra não quer compartilhar a senha, é um direito que lhe assiste. O outro não pode forçá-la", afirma.

Para evitar problemas, a principal dica é ser sempre transparente e respeitar o parceiro. "Não faça ao outro o que você não gostaria que ele lhe fizesse. Isso vale para comentários sobre intimidades do casal na rede, comentários que possam ser mal-interpretados, fotos postadas e possíveis flertes. Leia e releia antes de postar, certifique-se de que não há possibilidade de ser compreendido de maneira errada, e pense sempre antes de fazer qualquer coisa em redes sociais, pois elas funcionam como documentos escritos para a posteridade e ainda disseminam a informação de maneira extremamente ágil", aconselha.

Via Vix

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem