Secretaria de Meio Ambiente do Crato participa de capacitação do Plano de implantação de coleta seletiva

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato participou da reunião técnica, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceara - SEMA, realizada pela consultoria I&T - Gestão de Resíduos, para capacitação sobre o processo organizacional jurídico e contábil para constituição e fortalecimento de corporativas e associações de catadores. 



A capacitação, que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal SINTSEF Crato, foi a segunda atividade desenvolvida, dentro das ações do projeto de implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos na bacias hidrográficas do Estado, Metropolitana, Acaraú e Salgado.

Na oportunidade membros da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, catadores e representantes de ONGs puderam conhecer o objetivo do Plano de Implementação de Coleta Seletiva, que pretende ajudar os municípios a definirem as suas soluções para o manejo dos resíduos sólidos.

Nesta segundo momento, o plano propôs uma capacitação para os catadores, agentes fundamentais para efetivação da coleta seletiva, instruindo-os a se organizarem em associações e cooperativas, além de apresentar maneiras de conciliar a conservação dos recursos naturais, com o desenvolvimento econômico e a inclusão social de catadores de materiais recicláveis neste processo.

Segundo o coordenador ambiental Henrile Sousa, a capacitação foi muito importante para que o trabalho desenvolvido pelo município seja eficiente e eficaz no que diz respeito à políticas de resíduos sólidos. "Estamos dando o suporte necessário aos catadores e a várias outras ações, a exemplo, da questão da coleta seletiva, que será um dos nossos principais direcionamentos, visando benefícios na qualidade ambiental do município” esclarece.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem