Crianças e mulheres do CRAS do Triângulo doam cabelo para pacientes em tratamento contra o câncer

O projeto surgiu da iniciativa de uma criança de apenas 7 anos de idade, a Maria Rafaelly Mascarenhas




Doar é sempre um ato nobre, uma prática que requer desapego. Com essa proposta, o grupo de crianças e mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do território do Triângulo, realizaram nesta terça-feira, 17, a doação de cabelos para os pacientes em tratamento contra o câncer, na Associação Comunitária Lucas Dantas – ACOLD, projeto do Lar São Francisco de Assis, em Barbalha.

O projeto surgiu da iniciativa de uma criança de apenas 7 anos de idade, a Maria Rafaelly Mascarenhas, participante do CRAS Triângulo, que se sensibilizou ao ver pessoas que sofrem com a doença ter que raspar o cabelo por conta do tratamento agressivo. Ela, que tinha o cabelo na altura da cintura, resolveu doar parte dele para a produção de perucas e “deixar as crianças mais felizes”.


A ideia ganhou incentivo de sua mãe, a dona de casa Maria Fabiane, que influenciou a filha a doar as mechas a uma instituição que trabalha com crianças em tratamento contra o câncer. “Mostrei a ela que existem pessoas que precisam. Ela tem certo ciúme do cabelo dela, então eu não deixei que desistisse, até que ela foi determinada e acabou influenciando outras pessoas a doarem”, afirmou.

A coordenadora do CRAS do território Triângulo, Ana Roberta Pinheiro, logo viu na iniciativa uma forma de empreender nas crianças o valor de voltar-se o olhar para o outro e não dar tanta importância aos aspectos materiais. Foi como se formalizou a ação. “Como é mês das crianças e período em que se discute o câncer de mama e colo de útero, achamos por bem trabalharmos esse tema no serviço de convivência do nosso equipamento. E aproveitamos para levantar as inversões de valores. Vemos que muitas crianças reclamam por não ter determinado brinquedo e aqui eles veem que existem crianças que não possuem o mais importante, que é a saúde”, comentou.

Ao todo, cinco pessoas realizaram a doação de cabelo, duas mulheres e três crianças, para a Associação Comunitária Lucas Dantas - ACOLD, onde serão produzidas perucas. A ação contou com atividades socioeducativas, oficinas de arte com materiais recicláveis, apresentação do palhaço Pirulito e contação de histórias com o personagem do Mateu de reisado.

Sobre a ACOLD

O Lar São Francisco de Assis é uma casa de apoio para crianças com câncer e um projeto da Associação Comunitária Lucas Dantas - ACOLD. O Jovem Lucas Dantas teve câncer infantil e depois de curado se sentiu motivado junto com a sua mãe a levar sua experiência para as crianças, adolescentes e jovens que sofrem com a doença.

O Lar oferece as crianças, adolescentes e jovens com câncer alimentação, estadia, cesta básica mensal para cada família, apoio social e psicológico e encaminhamentos para realização de exames e tratamentos em grandes centros especializados, em Fortaleza e São Paulo.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem