Qualidade na merenda escolar é debatida em Encontro de Merendeiras e Auxiliares

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) realizou, na manhã de sábado, 30, o primeiro encontro de Merendeiras e Auxiliares lotadas na rede municipal de ensino. O evento contou com a presença do Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, que tem ampliado as ações de fortalecimento da Educação no Município, desde que assumiu a administração, com cursos e capacitações nos diversos setores da área educacional.



Realizado no auditório do Memorial Padre Cícero o evento contou também com a participação dos Gestores das unidades escolares, e teve como objetivo esclarecer sobre a importância da Programa Nacional de Alimentação e Escolar e da atuação dos profissionais que manipulam e preparam os alimentos para os estudantes. O evento deu início ao processo de formação para as merendeiras e suas auxiliares, já tendo em vista a implantação do Programa Escola Integradora.


Na ocasião, a Secretária Maria Loureto de Lima anunciou aos participantes que a Seduc e Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), estarão ministrando formações para todos esses profissionais do Município nos laboratórios do curso de Nutrição da FJN. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 18 de outubro.

De acordo com a Secretária, a formação para as merendeiras se inicia com a mesma intensidade do processo para os professores. Elas deverão enriquecer o trabalho já realizado com a implementação de novas receitas e cardápios de forma mais nutritiva. “A nossa meta é que todos os profissionais de todas as categorias da rede de ensino participem de capacitações”, destaca a Secretária.

Prefeito destaca integração

O prefeito Arnon Bezerra falou da importância da integração de todos os funcionários que fazem a Escola e da atenção que estes devem ter com os alunos, pois foram confiados aos cuidados deles por seus pais. “Uma escola deve ser como uma orquestra sinfônica. É um conjunto e não existe eficiência se algum instrumento estiver desafinado. O papel de cada funcionário é estar em harmonia dentro desse conjunto”, disse o Prefeito. Ele destacou ainda um dos princípios do Programa Escola Integradora, ao lembrar que “do porteiro ao professor, todos têm a mesma responsabilidade”, e que devem ser tratados de forma igualitária.

Estoque de Merenda é suficiente

De acordo com a Gerência da Alimentação Escolar, os depósitos estão devidamente abastecidos e com quantidade suficiente para atender a demandas das escolas até o fim do ano letivo. No entanto, a Secretária Maria Loureto falou sobre a importância de se evitar desperdício de alimentos para que não cheguem a faltar em alguma escola. Ela orientou as merendeiras e gestores que observem o bom uso dos recursos disponíveis.

Capacitações e Parcerias

O Prefeito Arnon Bezerra ainda frisou que a Prefeitura de Juazeiro do Norte não medirá esforços para a capacitação dos seus funcionários e que dentro desses planos estão o fortalecimento e realização de novas parcerias.

Já a Secretária Maria Loureto lembrou que desde o princípio da gestão, a Seduc tem trabalhado de acordo com esse desejo do gestor municipal, com o objetivo de promover trocas de experiências exitosas.

Fotoss: Hudson Jorge

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem