16 dicas para você não se sentir atordoado de manhã



O que é a inércia do sono?
Você já acordou e se sentiu particularmente ‘grogue’? tanto que você teve dificuldades para reliazar até as tarefas simples? O termo correto para esse sentimento é ‘inércia do sono’, e acontece quando somos forçados a acordar durante o sono REM (em outras palavras, quando somos sacudidos pelo despertador). O sentimento pode durar até 4 horas, então, aqui saiba como combatê-lo.

⚝ Para de assistir tv antes de dormir
A qualidade do seu sono é essencial para se acordar cedo. As luzes claras da televisão ou do smartphone afetam a qualidade do sono que você tem a noite.

⚝ Acorde no mesmo horário sempre
Manter um horário é importante para o ciclo natural dormir/acordar do corpo. Mantenha esse controle para evitar distúrbios do sono.

⚝ Durma o suficiente
Parece óbvio mas a maioria não consegue dormir o suficiente a cada noite. Experimente variar a quantidade de horas de sono. Todo organismo tem uma necessidade diferente.

⚝ Acorde no mesmo horário sempre
Manter um horário é importante para o ciclo natural dormir/acordar do corpo. Mantenha esse controle para evitar distúrbios do sono.

⚝ Existem aplicativos para isso
O aplicativo ‘Sleep Cycle Alarm’ (iOS e Android) monitora seus movimentos durante o sono e determina a hora ideal para acordar em um período de 30 minutos.

⚝ Tome um banho
Alternar água quente e fria pode ajudar a aliviar o atordoamento. Faça isso todas as manhãs para combater a fadiga e aumentar a atenção.

⚝ Exponha-se à luz
Luz do sol reduz nossos níveis de melatonina o que resulta em sentimento de alerta. Uma explosão natural de energia!

⚝ Exercício
Seja um simples alongamento, polichinelos ou uma corrida ao redor do parque, começar o dia com exercícios proporciona um aumento de energia e alívio do sono.

⚝ Tome café (com moderação)
Café tem grandes quantidades de cafeína que nos desperta mais rapidamente. Entretanto, tente não depender tanto dele!

⚝ Beba água
Você acabou de acordar e ficou várias horas sem água o que te levou a uma moderada desidratação. Reidrate-se tomando um copo de água gelada, o que também vai ajudar a te energizar.

⚝ No final de semana, mesmo horário
Qualquer mudança repentina no seu relógio natural pode causar estragos no seu sono. Aos sábados e domingos, tente manter o mesmo horário que acorda durante a semana.

⚝ Mude o alarme para músicas alegres
É comum ter certo pavor do som do seu alarme. Mude a música para uma favorita de vez em quando.

⚝ Facilita suas manhãs
Reduza seu estresse adiantando tarefas na noite anterior como fazer sua marmita e até escolher suas roupas.

⚝ Incentive-se
É mais fácil acordar quando se está esperando por algo. Seja um café fresco, um pão quente ou uma volta rápida de bicicleta. Faça algo que você gosta.

⚝ Diminua seu jantar
Comer tarde da noite pode afetar nossa habilidade de dormir corretamente porque nossos corpos ficam ocupados digerindo a comida. Se você come tarde, diminua as porções.

⚝ Afaste-se do álcool
Apesar de uma bebida noturna dar a impressão de que ajuda a dormir mais rápido, estudos mostraram que o álcool perturba seu sono, o que leva a um descanso de baixa qualidade.

⚝ Não pule o café da manhã
Pular o café da manhã não te faz bem algum. Comece o dia com comidas energizantes para dar a partida nas suas engrenagens.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem