CRAS Vila Alta realiza o encerramento do Programa Famílias Fortes

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Alta, realizou na tarde de ontem, 28 de novembro, a culminância do Famílias Fortes no município. Na ocasião, 16 famílias receberam o certificado pela participação do Programa.







O Famílias Fortes tem como objetivo, reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de álcool e outras drogas por adolescentes e construir e/ou fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso dessas substâncias. Ele é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

No município do Crato, o programa foi desenvolvido nos CRAS Vila Alta e Muriti, onde foi conduzido em sete encontros semanais, com quatro sessões de fortalecimento realizadas ao longo de seis meses seguintes. As sessões duram duas horas, sendo que na primeira hora, o grupo de jovens é atendido separadamente do grupo de pais e/ou responsáveis e, na segunda hora, ambos os grupos participam conjuntamente das atividades.

Para a participante Geovanice Rodrigues, poder participar de todos os encontros, proporcionou uma aproximação entre ela e os filhos. “Eu me senti acolhida depois que comecei a participar desse programa, e agora eu consigo ver em meus filhos, habilidades que só pude perceber com a apresentação dos trabalhos que eles fizeram”, ressaltou.

De acordo com a Coordenadora do CRAS, Vila Alta, Tarcília Vieira Alencar, dentre os benefícios do PFF estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas; a promoção da interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.

Em sua fala, a titular da SMTDS, Águeda Duarte, enfatizou o real sentido do programa, que segundo ela, trouxe mais fortalecimento, vivência, união e amor para as famílias que participaram. “Poder participar desse programa, é sair fortalecido pela convivência com os outros membros da família, e principalmente pelo amor mútuo”, disse a gestora.



Fale com o CCEV, envie a sua matéria, mostre o Cariri como você também vê. É só clicar e falar diretamente no whatsapp

http://bit.ly/whatsccev


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem