Secretaria de Saúde contará com mais cinco equipes do NASF

O Ministério da Saúde autorizou, este ano, a abertura de mais 05 equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Juazeiro do Norte. Atualmente, o Município conta com 07 equipes NASF na Atenção Primária, que atendem as 80 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).









De acordo com a coordenadora do NASF do Município, que foi responsável pela elaboração do projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, Lívia Cavalcante, com a abertura das 05 equipes, Juazeiro do Norte passará a atender a determinação do Ministério, onde diz que cada NASF tipo 01 deve ter de 05 a 09 ESF vinculados. Desta forma, a assistência à população será ampliada e melhorada.

As equipes NASF são compostas por educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo. No projeto aprovado também está prevista a inserção de nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional a essas novas equipes.

Os profissionais estão sendo chamados através de seleção pública para que, posteriormente, sejam registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). De acordo com a coordenadora da Atenção Primária do Município, Jaqueliny Rodrigues, a previsão é de que as novas equipes sejam formadas a partir de fevereiro de 2018.

Ações do NASF

O NASF auxilia na garantia da assistência integral em saúde da população, através da avaliação das necessidades de cada família ou grupo social. Desta forma, são criadas redes de apoio para gerenciar essas necessidades, onde são trabalhadas a promoção da saúde e a prevenção de riscos.

Através da formação de grupos, como por exemplo, pessoas vítimas de violências, são promovidas rodas de conversas, oficinas de educação em saúde, entre outras atividades, para que sejam feitas orientações e apoio a estas pessoas em situação de vulnerabilidade.



Fale com o CCEV, envie a sua matéria, mostre o Cariri como você também vê. É só clicar e falar diretamente no whatsapp

http://bit.ly/whatsccev




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem