Direitos da população LGBT debatidos em Juazeiro do Norte

As equipes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e da SEDUC, realizaram um debate sobre os diretos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) nas escolas. O evento foi realizado durante a reunião ocorrida na última quinta-feira.

Entre os pontos debatidos, foram enfocadas as questões referentes a diversas situações de preconceito, como o bullying, a discriminação racial, a intolerância religiosa e também preconceitos com relação a identidade de gênero. A  orientação sexual dos alunos nos ambientes escolares também foi abordada. 

Segundo a presidente do Conselho LGBT de Juazeiro do Norte, Brenda Vlasack, desde a criação do Conselho LGBT no município de Juazeiro do Norte que a entidade já tinha colocado em seu plano de ações. O projeto inclui a realização de formações e estreitamento de laços com diversas secretarias municipais, em especial a de Educação.

A presidente comenta que esse plano ganhou oportunidade de ser debatido junto à Secretaria de Educação na atual Gestão, com abertura para se fazer conhecer as nomenclaturas utilizadas pela população LGBT e seus direitos, como, por exemplo, a utilização do nome social. 

"Nosso maior é objetivo é conter a evasão escolar dessas crianças e jovens LGBTS, por motivos de preconceito, constrangimento ou discriminação. Quando isso acontece, eles acabam ficando ociosos em casa ou na rua, sujeitos a serem envolvidos pelas drogas, prostituição, pedofilia e abusos sexuais", ressalta Brenda Vlasack. Ela acredita que a permanência desses jovens dentro do espaço escolar, fica mais fácil para se construir uma cultura de respeito e acabar com a lgbtfobia em Juazeiro do Norte.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, uma série de reuniões deverão acontecer entre o Conselho LGBT e a Seduc, no intuito de realizar um planejamento, com agenda de ações a serem desenvolvidas.
(Assessoria de imprensa)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem