Secretaria de Saúde avalia primeiro ano de gestão e estabelece metas para 2018




Concluído o primeiro ano de gestão, a Secretária de Saúde do Município, Nizete Tavares, reuniu-se na última semana com os diretores e coordenadores da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte para avaliar o trabalho realizado em 2017 e planejar as ações a serem desenvolvidas em 2018.





A gestora da Saúde agradeceu o esforço e bom desempenho da equipe em 2017, apesar das adversidades encontradas, e reconheceu que ainda há muito a ser feito. “A gente teve uma melhora significativa na questão da organização dos fluxos. Hoje, algumas situações já são resolvidas com uma brevidade bem maior”, afirmou a secretária. 

Nizete Tavares ressaltou ainda a conquista de recursos para a saúde e a expectativa da gestão de que em 2018 sejam sanadas maiores dificuldades. “Para 2018 temos uma boa perspectiva. Através do nosso gestor, conseguimos verbas parlamentares. Com isso, vamos acelerar alguns processos. Conseguimos carros e ambulância, que já estão sendo licitados”, disse.

Outro compromisso da gestão para 2018 é aprimorar o atendimento e a informação prestada aos usuários. “Esse ano, temos que colocar como meta trabalhar mais junto das pessoas, porque a gente ainda encontra muitas demandas que são trazidas apenas pela falta de informação”, destacou a secretária.

Procedimentos em números

Através do planejamento e organização dos processos de trabalho, foram obtidos diversos avanços em 2017, dentre eles está a redução da fila de espera de vários procedimentos. Foi ampliada a oferta de serviços, como exames laboratoriai, e consultas especializadas. Alguns procedimentos voltaram a ser realizados, como as cirurgias das regiões da cabeça e pescoço.

De janeiro a novembro de 2017 foram realizadas 598 cirurgias gerais, 215 cirurgias pediátricas, 413 cirurgias de catarata, 638 tomografias e 351 ressonâncias magnéticas. Foram agendados 280.830 exames laboratoriais, 10.473 raios-x, 11.677 ultrassonografias, 65.364 sessões de fisioterapia, 18.894 consultas de oftalmologia e 3.132 consultas especializadas.

O número de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) foi ampliado, passando de 64 para 76. Foram habilitadas mais 05 equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que em 2018 passarão de 07 para 12 equipes.

Desafios para 2018

Como metas para 2018, a secretária destaca a ampliação do número de equipes de Saúde Bucal, como também a conclusão do processo de territorialização, que garantirá 100% de cobertura das equipes de ESF no Município. Será implantada a informatização de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), através do Programa de Informatização das UBS. A reforma do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes, cujo projeto já está aprovado, também será mais uma grande conquista efetivada em 2018.

Fale com o CCEV, envie a sua matéria, mostre o Cariri como você também vê. É só clicar e falar diretamente no whatsapp

http://bit.ly/whatsccev

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem