Header ads

» »Unlabelled » Limites do Crajubar: acordo entre prefeitos pode dar fim a impasses

Prefeitos do Crajubar devem entrar em consenso
para que a situação dos três municípios seja definida.
Os impasses que envolvem os limites de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha devem chegar ao fim com assinatura de documentos que selam acordos entre os prefeitos dos três municípios. As discussões começaram no início de 2017, quando a Assembleia Legislativa do Ceará (AL) atualizou a legislação de 1951, alterando divisas entre cidades cearenses.
Conforme o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da AL, Luis Mourão, 125 municípios já estão regularizados e outra parcela aguarda revisão. "Na região do Cariri, nós apontamos apenas um problema: de Crato, Juazeiro e Barbalha, que tem essa proposta de acordo a ser firmado entre os prefeitos e que regularizará a situação dos três municípios e do Distrito Industrial", afirma.

Uma reunião entre os prefeitos de Crato, Zé Ailton Brasil (PP), de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), e de Barbalha, Argemiro Sampaio (PSDB), deverá selar o acordo, dando fim aos impasses. Juazeiro, por exemplo, queixa-se de perder espaços para Barbalha, a exemplo de parte da Universidade Federal do Cariri. Loteamentos, condomínios e até prédios, como o de uma escola, eram fatiados entre municípios.

De acordo com o vereador cratense Thiago Esmeraldo (PP), que acompanha os debates sobre a temática há cinco anos, não há mais o que se debater entre as divisas que Crato faz com Juazeiro e Barbalha.

"Depois de muitas conversas com os prefeitos e com a comissão, ficou tudo resolvido", declara Thiago. "Estou com os documentos a serem assinados pelos prefeitos. Depois dessas assinaturas, enviarei para a Comissão, que depois colocará em votação para atualizar o mapa do Ceará", explica.

Análise

A comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa conta com mais de 20 acordos entre municípios que estão sob avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) que, em cooperação com a Assembleia Legislativa, promoveram as alterações.

Por meio da atualização do mapa, o Ceará passará a ser a unidade da federação com maior precisão cartográfica entre municípios. No Cariri, a título de exemplo, Barbalha cederá o bairro Campo Alegre para Juazeiro, enquanto o loteamento Cidades Kariris permanece como território barbalhense.

"É a questão de regularizar o status quo", afirma o presidente da comissão, Luis Mourão. "Acreditamos que o bom senso entre os prefeitos irá prevalecer e, em breve, teremos uma lei que retrate mais fielmente a questão dos limites intermunicipais", finaliza.                              (Jornal do Cariri)
FOTO: Reprodução-Jornal do Cariri

About Cariri como eu vejo

Olá! Eu sou Leo design web.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply