Há 50 anos, Beatles faziam seu último show em terraço de Londres


Há 50 anos, mais exatamente no dia 30 de janeiro de 1969, os Beatles fizeram uma de suas mais icônicas apresentações, no topo do edifício do escritório de sua empresa, a Apple, em Londres. Essa foi a última vez que a banda tocaria em público após quase três anos afastados dos palcos. 

A apresentação improvisada, que durou 42 minutos, denunciou o que muitos já desconfiavam: que o fim da banda estava bem próximo. As relações entre John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr estavam muito desgastadas e a pressão comercial era intensa.

“Fomos ao telhado para resolver a ideia do show ao vivo, porque era muito mais simples do que ir a qualquer outro lugar; também ninguém nunca fez isso”, justificou-se o beatle George Harrison mais tarde. “Então seria interessante ver o que acontecia quando começamos a tocar lá. Foi um bom estudo social.

”O tecladista Billy Preston (americano que eles conheceram em 1962, quando excursionaram com Little Richard) foi convidado para a apresentação naquela fria manhã. Encasacados e com as mãos geladas, os Beatles tiveram seus movimentos registrados por diferentes câmeras, sob a direção do americano Michael Lindsay-Hogg.

Segundo o Globo, enquanto a apresentação rolava, no porão trabalhavam o produtor George Martin, o engenheiro de som Glyn Johns e o operador de fita Alan Parsons (que horas antes comprara meias-calças para envelopar os microfones e minimizar ruídos e que poucos anos depois estaria auxiliando o Pink Floyd a criar o seu disco-monumento “The dark side of the moon”) controlavam gravadores de oito canais. Lennon, que já estava desacostumado a se apresentar em público, precisou ler cartazes com algumas das letras.

Maureen Starkey (mulher de Ringo), Yoko Ono (mulher de Lennon), a equipe técnica assistiam ao pocket show e secretárias de firmas de advocacia, que estavam nos terraços próximos, formavam o público. Dentre as músicas tocadas estavam “Get back”, “Don’t let me down”, “I’ve got a feeling”, “One after 909” e “Dig a pony” (essas três últimas entrariam em “Let it be”, o último álbum da banda, que chegou às lojas em maio de 1970, pouco depois de Paul McCartney anunciar sua saída, o que significou, na prática, o fim dos Beatles).

Uma câmera montada na recepção da Apple registrou o momento em que policiais entraram no prédio para ordenar ao grupo que parasse de fazer aquele barulho todo. O prédio da Apple hoje abriga, no térreo, uma loja de roupas para crianças. 
 Fonte: notícias ao minuto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem