Centro de Referência da Mulher estimula o autocuidado do público feminino durante ação na UBS da Ponta da Serra


Com o objetivo de estimular o autocuidado e divulgar as ações da rede de proteção das mulheres, o Centro de Referência da Mulher (CRM), equipamento vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), promoveu na quarta-feira, 08, na Unidade Básica de Saúde do distrito da Ponta da Serra, zona rural do município, roda de conversa com o tema “Quem cuida de quem cuida?”

A atividade envolveu mulheres, jovens e homens com o objetivo de promover o diálogo com esses públicos sobre a necessidade do respeito, cuidado e valorização da mulher.

“Estamos aqui passando nesse mês de maio para sensibilizar todas as mulheres da importância do autocuidado. Nós mulheres, desde criança, somos ensinadas a cuidar, a proteger, a nos anular em favor de um cuidado ao outro, e muitas vezes essa mulher não se reconhece como necessitando também desse cuidado”, explicou a psicóloga do CRM, Franciele Felix, que estava acompanhada da Assistente Social, Jorgeane Martins e da Orientadora Social, Edna Fernandes.

A Enfermeira da UBS, Sandra Nyedja, destaca que ações como essas encorajam as mulheres que passam por situação de violência doméstica a procurar apoio e denunciar os casos de violência. “Vem o Centro de Referência da Mulher que pode dá todo esse apoio, com a gente do posto de saúde e muitas não sabem que existe o Centro de Referência e aí é uma oportunidade da gente divulgar o trabalho desse centro tão importante”, afirmou.

Maria do Rosário, 42 anos, foi uma das participantes da roda de conversa. A dona de casa, que é mãe de seis filhos, disse que gostou do momento e afirmou que é necessário cuidar da saúde. Ela contou ainda que o seu esposo tem sido um verdadeiro parceiro tanto no zelo pela família quanto com a saúde da matriarca.

De acordo com a coordenação do equipamento, ações como oficinas e rodas de conversas serão realizadas durante todo mês de maio, contemplando tanto a zona urbana quanto a rural. Com mais de 300 atendimentos, o Centro de Referência da Mulher do Crato está localizado a Rua José Carvalho, nº 376, Centro do Crato. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Informações da assessoria de comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem