Muito cuidado! Golpe no WhatsApp promete pagamento do PIS


Um novo golpe no WhatsApp promete pagamento dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS). A fraude já foi identificada outras vezes. As páginas falsas oferecem a possibilidade do usuário consultar se tem direito a receber o abono.

O golpe é muito similar ao detectado em 2018 pelo dfndr lab, um laboratório de segurança digital que reúne um time de especialistas que identificam links de ameaças virtuais e golpes. Na época, 3,2 milhões de detecções foram expostas em poucos dias.

Segundo o site, ao clicar em um dos links, o usuário acessa uma página na qual há um texto informando que a Caixa Econômica está liberando PIS salarial pra quem trabalhou entre 2005 à 2018 no valor de R$ 1.223,20. Logo em seguida, a pessoa é incentivada a responder um questionário e, independente das respostas, é direcionado para uma página onde é indicado a compartilhar o golpe com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.

Pela importância do tema, o número de pessoas atingidas tende a ser cada vez maior. O cibercriminoso direciona os usuários à uma página na qual gera ganhos financeiros por meio de publicidade. Para não cair nessa cilada ou se tornar vítima de outras ameaças virtuais como essa, é recomendado evitar clicar em links desconhecidos, especialmente recebidos através de correntes no WhatsApp.

Além disso, é bom desconfiar de grandes ofertas e benefícios, e sempre checar as informações em fontes de confiança. É indicado, também, instalar um bom antivírus no celular.

via Ceará Agora

Comentários