Governo interveio na nomeação de reitores da Universidade Federal do Ceará e de mais cinco Estados


Desde Jair Bolsonaro assumiu a Presidência, optou por não seguir a vontade da comunidade acadêmica na hora de nomear o novo reitor ou reitora de universidades federais em 6 das 12 nomeações que foram realizadas até agosto deste ano.

O escolhido pela universidade ou instituto não resultou em nomeação nos estados do Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.Apesar de a lei permitir que o presidente da República escolha qualquer um dos três nomes, o primeiro da lista é tradicionalmente o escolhido pelos últimos governos.

Em 2018, último ano de Michel Temer, todas as sete nomeações divulgadas pelo MEC foram do candidato mais votado, mesmo quando a pasta questionou juridicamente a lista tríplice.

A escolha dos reitores tem várias etapas, que incluem um processo interno e a posterior aprovação pelo governo federal. Nesse processo, a principal etapa é a indicação por representantes da universidade de uma lista tríplice de candidatos ao cargo.

Em boa parte das instituições, ocorre uma consulta pública informal à comunidade acadêmica para definição dos três nomes.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem