Museu Luiz Gonzaga cria ala do Cordel em homenagem a poetisa Fátima Correia, em Crato


Fátima Correia é professora aposentada e Cordelista da Academiados Cordelistas do Crato (Reprodução xilogravura Maercio Siqueira)O Museu Luiz Gonzaga, localizado no distrito de Dom Quintino, em Crato, criou mais um espaço dentro do local de exposição: a ala do cordel poetisa  Fátima Correia. A informação foi divulgada pelo curador e fundador do equipamento cultural, Pedro Lucas Feitosa, 14 anos, no final da tarde desta segunda-feira, 02.

A homenagem se deu quando o adolescente recepcionou estudantes do 6º e 9º ano da escola Raimundo Nonato de Souza, para um momento de contato com a cultura local. A unidade de ensino fica na própria localidade e durante a programação no museu os estudantes tiveram acesso as obras da poetisa, num momento descontraído debaixo de um pé de juá, na chamada “Roda de Cordel”.

Para Pedro Lucas, a homenagem deve ser feita em vida e a poetisa possui influência na literatura da região do Cariri. “A literatura de cordel faz parte da história do Museu Luiz Gonzaga, inclusive o museu ganhou um cordel: ‘Garoto cria em Dom Quintino Museu para Luiz Gonzaga’, feito por Fátima Correia”, explicou o estudante. Na ala, além de outros cordéis de cordelistas da região, estarão expostas as obras de autoria da poetisa, garantiu o curador. 

Estudantes tem contato com a Literatura de Cordel, na Roda de CordelQUEM É FÁTIMA?Fátima Correia é natural de Caririaçu e radicada em solo cratense há 61 anos. É professora aposentada, além de cronista, escritora e poetisa. Integra desde novembro de 2015 a Academia dos Cordelistas do Crato (ACC), onde ocupa a cadeira nº 18 cujo patrono é o poeta Chagas Batista.

É membro do grupo cultural Cirandeiras do Cordel. Tem vários cordéis publicados. É autora do Histórico e Hino da Escola Raimundo Nonato de Souza, além da melodia da canção-tema do Distrito Dom Quintino. A artista recebeu o título de cidadã cratense em 04 de dezembro de 2017, a sua mais nova conquista.

A informação pegou a poetisa de surpresa. Fátima lançou em agosto deste ano, pela a Academia dos Cordelistas do Crato, sua nova publicação, o cordel “Uma Vida, uma história! onde narra sua trajetória de vida”.
(Fonte: Blog Papo Reto Cariri)

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem