Prefeitura do Crato apoia realização do projeto “Negritude feminina na Tribo Kariri”, do Grupo Iamís Kariri


Durante toda essa semana, o Coletivo Iamís Kariri, por meio do Laboratório de Teatro 2019 do Porto Iracema das Artes, está realizando o projeto “Negritude feminina na Tribo Kariri”, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC).

Participam do projeto, Lucivânia Lima, Lorenna Gonçalves, Jordlyane Almeida, Carla Hemanuela, Jaque Rodrigues, Cléo Zeferino, Halessa Alencar e Maria Macêdo.

O objetivo é debater e problematizar o papel da mulher negra na região do Cariri, evidenciando as potencialidades de corpos ancestrais a partir dos estudos do grupo, formado por artistas negras nascidas na região.

Para uma das pesquisadoras, Lucivânia Lima, o projeto de pesquisa “vai evidenciar as potencialidades de corpos ancestrais de mulheres da região, tendo como ponto de partida as histórias da Beata Maria de Araújo (beata do milagre acontecido em Juazeiro), Mestra Margarida (guerreira) e Mestra Edite (dança do coco) para alimentar o desejo de construir uma dramaturgia ‘corpo-oral’”.

O projeto tem como tutora Fernanda Júlia, graduada no Bacharelado em Direção Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Artes Cênicas (UFBA), com a dissertação “Ancestralidade em cena: Candomblé e Teatro na formação de uma encenadora”. 

Atualmente, é doutoranda no mesmo programa, foi professora substituta da Escola de Teatro da UFBA nos cursos de Direção, Interpretação e Licenciatura.

Como atividade do projeto, também será realizada uma roda de conversa no Curso de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA), com acesso aberto a todas e todos.

A atividade, que contará com a presença da tutora do projeto, Onisajé, acontecerá no Centro de Artes da URCA, no Crato, a partir das 14h. A ação acontece em parceria com o GRUNEC e o Grupo de Pesquisa NZINGA.

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). E há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

A gestão do prefeito Zé Ailton Brasil apoia e incentiva a arte, o teatro, a música e as mais diversas culturas presentes no nosso município, valorizando-as.

Informações da assessoria de imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem