18 cidades cearenses deixarão de ser atendidas por ônibus intermunicipal a partir de março


FOTO: Alex Pimentel A partir de março de 2020, os cearenses que precisam se deslocar entre 17 municípios do interior do Ceará e a capital Fortaleza, não contarão com linhas regulares da Fretcar Transportes Rodoviários Ltda. O contrato com a empresa se encerra e não será renovado por “ausência de condições jurídicas e técnica” da Fretcar.

O contrato de serviço da empresa para 18 linhas se encerrou no último dia 17, porém, visto a demanda de passageiros, foi estendido até o ano que vem, segundo nota da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).

Ao todo, 17 cidades da macrorregião de Baturité e Quixadá entrarão em processo licitatório para nova empresa. Segundo a Arce, órgão fiscalizador responsável pelo chamamento público para nova licitação, os motivos para não ocorrer a renovação foi a “ausência de condições jurídica e técnica” das linhas.

Apesar disso, “a fim de evitar transtornos aos habitantes, resolveu-se autorizar a empresa a operar as linhas por mais 120 dias, enquanto se realiza uma nova licitação”, informou o órgão.
A reportagem tentou contato com a direção da Fretcar, mas até a publicação desta reportagem, não obtivemos resposta.

Década de ServiçosO estudante Fábio Ribeiro Martins foi um dos passageiros surpreendidos com a notícia. Ele mora em Senador Pompeu, no Sertão Central, e se desloca diariamente a Quixadá, onde cursa Psicologia. Para ele, o serviço prestado pela Fretcar recai, também, sobre as boas experiências que guarda das viagens.

Ele lembra que utiliza a linha há cerca de quatro anos e conta que, certa vez, perdeu o dinheiro da passagem mas pôde pagar no dia seguinte.
A Fretcar começou a operar nas respectivas linhas do interior em 2009, quando venceu a licitação para um período de 10 anos.
A empresa pode concorrer à renovação do contrato por mais uma década, porém, esta semana o grupo divulgou, por meio de redes sociais, que não irá participar do processo de renovação das operações das linhas referentes às três regiões: Sertão Central, Maciço de Baturité e Vale do Jaguaribe. O serviço é prestado por meio de lotes de linhas, ou seja, que atende as 18 cidades.

Linhas que deixarão de ser atendidas pela Fretcar:Fortaleza x Guaramiranga; Fortaleza x Baturité; Fortaleza x Guaramiranga via CE-060; Fortaleza x Aratuba; Fortaleza x Gado dos Ferros; Fortaleza x Milhã; Fortaleza x Solonópole; Fortaleza x Pedra Branca; Fortaleza x Mombaça; Fortaleza x Piquet Carneiro; Fortaleza x Ideal; Fortaleza x Banabuiú; Fortaleza x Senador Pompeu; Fortaleza x Quixeramobim; Fortaleza x Pacoti; Fortaleza x Palmácia; Fortaleza x Deputado Irapuan Pinheiro; e Quixadá x Limoeiro do Norte.                   

(G1 CE)

Comentários