Acusado de matar Gegê do Mangue e Paca vai para presídio federal de segurança, decide Justiça cearense


André Luís da Costa Lopes, o ‘Andrezinho da Baixada’, deve ser transferido em caráter de emergência. Ele é acusado do duplo homicídio dos chefes de facção, em 2018.Mais um acusado de matar Rogério Jeremias de Simone ‘Gegê do Mangue’ e ‘Fabiano Alves de Souza’, o ‘Paca’, vai ao presídio federal de segurança máxima.

A Justiça cearense decidiu que André Luís da Costa Lopes, o ‘Andrezinho da Baixada’, deve ser transferido em caráter de emergência. ‘Andrezinho’ é denunciado pelo duplo homicídio dos chefes de uma facção paulista, ocorrido em fevereiro de 2018, no município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza.

André Luíz foi preso no dia 31 de outubro deste ano pelo crime. Desde a captura dele, a Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará (PF) e o Ministério Público do Estado (MPCE) já haviam alertado sobre a necessidade de enviar o acusado a um presídio federal.

A defesa de Costa chegou a argumentar que não havia necessidade da transferência para um presídio federal. Segundo o advogado Valdemir Batista Santana, o delegado da Polícia Federal teve “imaginação fértil” ao justificar a medida de caráter excepcional: “O acusado somente esteve no Nordeste em uma única oportunidade, em especial, em Fortaleza, onde teve seu nome envolvido indevidamente nos fatos em apuração na presente ação penal”, conforme fala da defesa.ProcessoEm outubro do ano passado, ‘Andrezinho da Baixada’ se entregou à Delegacia de Guarujá, acompanhado de um advogado.

A 1ª Vara da Comarca de Aquiraz – onde transcorre o processo por homicídio qualificado – emitiu uma certidão para informar que foi comunicada da apresentação do acusado e que enviou a cópia do mandado de prisão preventiva que estava em aberto para São Paulo. Na época, André não pode ser preso, porque havia a lei do período eleitoral.

Além de ‘Andrezinho’, foram acusados pelos assassinatos e organização criminosa: Gilberto Aparecido dos Santos, o ‘Fuminho’; Carlenilto Pereira Maltas, o ‘Ceará’; Erick Machados Santos, o ‘Neguinho Rick da Baixada’; Ronaldo Pereira Costa; Tiago Lourenço de Sá de Lima; Renato Oliveira Mota; Maria Jussara da Conceição Ferreira Santos; Jefte Ferreira Santos; e o piloto Felipe Ramos Morais.

Wagner Ferreira da Silva, conhecido como Cabelo Duro, seria o 11º envolvido. Ele foi morto poucos dias após o duplo homicídio.

Dos 10, quatro estão presos e os outros seis permanecem na condição de foragidos. Os presos são André Luís, Jefte Ferreira, Felipe Ramos e Carlenilto Pereira. Felipe e Carlenilto também estão em unidade prisional de segurança máxima. O caso permanece em fase de instrução processual e não há expectativa para a data do julgamento.

Fonte: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem