Prefeitura reintegra 284 alunos à rede de ensino por meio do Busca Ativa Escolar


Com o objetivo de fortalecer o combate ao abandono escolar na rede municipal de ensino e resgatar as crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula, a Prefeitura do Crato vem realizando o Programa da Busca Ativa Escolar.

A iniciativa, articulada pela Secretaria Municipal da Educação (SME), em conjunto com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, desenvolvem ações de reintegração dos estudantes na rede de ensino.O Programa Busca Ativa é uma inciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que tem por objetivo apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Após a identificação do discente que deixou de frequentar a escola, a equipe do programa faz uma visita in loco à família com o intuito de identificar o motivo da desistência das atividades escolares.

No decorrer do acompanhamento são realizadas visitas domiciliares pelos profissionais que compõe o programa, com o objetivo de fazer uma triagem com os componentes do grupo familiar que o discente está inserido, para que sejam definidos os encaminhamentos necessários para o retorno do aluno o mais rápido possível a unidade de ensino mais próximo da sua residência.

De acordo com a coordenadora municipal do Busca Ativa Escolar, Francisca Katrine Sousa Lima, após o reingresso do aluno às atividades escolares, é realizado o acompanhamento de um ano pelos integrantes do programa, para que ele se sinta motivado e acolhido a permanecer no sistema educacional. “O município do Crato conseguiu rematricular 284 alunos, de 6 a 17 anos, através das visitas às famílias, pra identificar o motivo deles não estarem estudando. Foi feito uma triagem com todos os componentes que reside na casa, assim conseguimos orientá-los sobre a importância da permanência na escola”, diz Katrine.

A secretária da Educação, Germana Brito, ressalta a importância dessa conquista para o município. “Estamos celebrando mais uma conquista para a Educação do Crato. A reinserção do aluno na escola confirma o compromisso da gestão do prefeito Zé Ailton com a população”, destaca.Com informações da assessoria de comunicação

via News Cariri

Comentários