Ceará registra 142 mil raios nos três primeiros meses de 2020; média é de mais de um por minuto


FOTO: Marcelo de Nardi Zanetti. Cerca de 142 mil raios foram registrados nos três primeiros meses de 2020 no Ceará, segundo o balanço do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Destruição, divulgado nesta quarta-feira (8). A média é de mais de um por minutos neste ano. O número é quase o dobro do acumulado de todo o ano de 2019, quando 74 mil descargas elétricas foram registradas. 

Segundo o boletim, o mês de março de 2020, fechou em 53 mil raios. Os meses anteriores, janeiro e fevereiro, tinham registrado 42 mil e 47 mil raios, respectivamente. 

O município mais atingidos foi Santa Quitéria, com 7.268 raios. Seguido das cidades de Granja (5.210) e Sobral (4.499). Até a última atualização, o dia com maior número de descargas elétricas foi 13 de fevereiro, com mais 8 mil raios registrados no Ceará. 

Cuidados 
A Enel recomenda alguns cuidados durante as chuvas com a presença de raios para evitar acidentes com a rede elétrica. São eles: 

Evite o uso do celular, secador de cabelo ou ferro conectados à tomada; 
Evite uso de chuveiro ou torneira elétrica; 
Evite o contato com objetos metálicos fora de casa, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas.           

 (G1 CE)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem