Secretário anuncia que Ceará terá testagem drive thru para detecção do novo coronavírus


Ceará terá testagem drive thru para detecção do coronavírus, anunciou o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Dr. Cabeto, em coletiva realizada na tarde deste domingo, 26. O anúncio foi feito durante a chegada de 90 toneladas de insumos insumos médicos destinados às unidades de saúde do Estado que atua no combate ao novo coronavírus. Cabeto informou que o Governo do Ceará pretende negociar com uma empresa coreana a compra de 120 mil testes de RT-PCR, que devem ser utilizados na testagem em massa.

Ao todo, 300 mil testes para detecção do coronavírus devem chegar ao Ceará, até 4 de maio. Destes, 120 mil serão de RT-PCR, destinados ao serviço de exames por drive thru. Cabeto explica que, para a realização dos testes, será utilizada a estratégia de agendamento. “É muito importante a população baixar esse app, pois a marcação desses exames vai ser feita por lá, para que a gente não faça aglomeração”, destaca.

Para a distribuição dos testes será levada em consideração a densidade populacional e o número de casos registrados nos municípios, afirma Cabeto. Das 90 toneladas de equipamentos de proteção individual e kits de testagem que chegaram da China neste domingo, Fortaleza deve receber a maior parte, tendo em vista que é o município com maior número (4.852) de casos confirmados para a Covid-19. Para os exames de RT-PCR, no entanto, será realizada uma nova avaliação, considerando a dinâmica do aumento no número de casos para cada município.

De acordo com Cabeto, os testes serão disponibilizados para todos os casos suspeitos e aos pacientes das UPAs, com diagnóstico previsto para até quatro horas. A prioridade, no entanto, é para os profissionais de saúde, “para que a gente não tenha um nível de absenteísmo com a contaminação dos próprios profissionais”, esclarece o secretário.

Com informações da repórter Gabriela Custódio

(Foto: JÚLIO CAESAR/O POVO)

Fonte: O Povo Online

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem