Encerramento do Ano Teresiano reúne arcebispo, bispos, padres, religiosos e centenas de fiéis na catedral de Crato

 
Fiéis no encerramento do ano Teresiano. (Foto: Patrícia Silva)

Arcebispo, Bispos, padres, religiosos e leigos participaram no dia 15 de outubro, da solenidade em memória de Santa Teresa de Ávila (também conhecida como Santa Teresa de  Jesus), neste ano em que a Igreja comemora os 500 anos do seu nascimento. A celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, e foi presidida por Dom Fernando Panico. Santa Teresa foi proclamada doutora da Igreja em 1970 pelo Papa Paulo VI, e é a Patrona da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, fundada em 1923 pelo primeiro Bispo da Diocese de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva. Hoje a Congregação está presente não só na Diocese de Crato, mas também nas Dioceses de Iguatu (CE), Fortaleza (CE), Cajazeiras (PB), Campo Maior (PI), Floriano (PI) e Ribeirão Preto (SP). Santa Teresa de Ávila também é patrona do município de Altaneira, localizado na Diocese de Crato.
 Fiéis no encerramento do Ano Teresiano. (Foto: Patrícia Silva)

Sendo afiliadas ao Carmelo Descalço, a Congregação celebrou esta festividade com representações de todas as demais regiões onde possui comunidades, contando com a presença do Provincial da Província Carmelitana Pernambucana, Frei Altamiro Tenório da Paz, que vindo de Recife expressou grande alegria pela conclusão do Ano Teresiano, iniciado em outubro de 2014. “O que sinto é uma sensação de ação de graças. Santa Teresa nos mostrou como relacionar- se com Deus, vendo Jesus Cristo como um homem e falou da oração como relacionamento, estes são alguns dos seus maiores ensinamentos para nossa vida”, afirmou.
Em todo o Brasil a Congregação possui 23 comunidades, das quais 16 estão na Diocese de Crato nos municípios de Crato, Caririaçu e Juazeiro do Norte. Sobre as religiosas a congregação é composta por 87 consagradas, estando 55 delas no Cariri, e em comunhão todas celebraram o Ano Teresiano, conforme afirma a Superiora, Madre Vera Lúcia Alves de Andrade. “Foi um ano de amor a Jesus que Teresa nos ensina a seguir na oração, fraternidade e missão. Felicidade é a palavra que descreve o que estamos sentindo. Todas as irmãs se irmanaram mais nesta festa e também os leigos teresianos, nossos colégios, obras sociais, nas várias Dioceses onde estamos presente. Acendendo a chama do amor de Deus que nos torna cada vez mais discípulos e missionários, como Teresa foi”, disse.

Da esquerda para direita: Frei Altamiro Tenório da Paz, Dom Edson de Castro Homem, Dom Eduardo Zielski, Dom Fernando Panico, Dom Pedro Brito Guimarães e Dom José Alonso Gonzales. (Foto: Patrícia Silva)

O Ano Teresiano teve como lema inspirador “Para vós nasci Senhor, que mandais fazer de mim?” e na celebração solene, concluindo a festividade na sede fundacional da Congregação das Filhas de Santa Teresa, estiveram presentes bispos onde a Congregação tem comunidade, sendo eles Dom José Alonso Gonzales, Arcebispo Emérito da Diocese de Cajazeiras (PB), Dom Edson de Castro Homem, Bispo da Diocese de Iguatu (CE), Dom Eduardo Zielski, Bispo da Diocese de Campo Maior (PI), e um grande amigo da Congregação Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo da Arquidiocese de Palmas, capital do Estado de Tocantins.

Blog do Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem