Romaria das candeias encerrada com grande procissão



Com milhares de pessoas nas ruas de Juazeiro do Norte, foi encerrada na noite desta quinta-feira, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias. Mais de 80 mil pessoas participaram da procissão de encerramento da festa, que se tornou uma das mais belas manifestações de fé do povo romeiro e devotos da Mãe das Candeias. Com velas e lampiões acesos, os fiéis seguiram pelas ruas principais do Centro da cidade, louvando à santa, após missa, no largo do Socorro. A celebração contou com a presença do Governador do Estado, Camilo Santana, e do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, acompanhado de secretários e outras autoridades.

O Bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, realizou a bênção do Santíssimo, diante de uma multidão que lotava a praça do Romeiro, empunhando velas acesas. O Padre Cícero José agradeceu o empenho da Prefeitura Municipal, pelos serviços prestados à população e toda a nação romeira durante a festa, iniciada no último dia 29. Ele citou as secretarias que realizaram diretamente os trabalhos, com a coordenação da Secretaria de Turismo e Romaria.


Estiveram desenvolvendo ações a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos, Secretaria de Segurança, por meio de Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e Guarda Municipal; Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Trabalho, entre outros serviços essenciais para o bom desempenho do Plano de Ação, em que todas as pastas puderam ampliar os projetos de atendimento aos visitantes e romeiros.

O Prefeito, Arnon Bezerra, destacou a sua alegria de poder participar da procissão de encerramento das festividades alusivas à Nossa Senhora das Candeias. “Isso nos conforta, porque recebemos muitos visitantes do Nordeste inteiro. Aqui, eles podem renovar a sua fé e fortalecer cada vez mais essa romaria. Esperamos em breve o retorno de todos”, disse ele. O Governador Camilo Santana, ressaltou a importância de Juazeiro do Norte, no contexto da religiosidade do Nordeste e do Brasil. “A cidade hoje conta com pessoas de todo o Nordeste. É um momento de fé e estou muito alegre de estar aqui”, afirma.


A Romaria de Nossa Senhora das Candeias abre o calendário do ano das festividades religiosas e fecha o ciclo das grandes romarias, iniciado em setembro do ano passado, com a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte. Também esse mês foi comemorado o centenário da Basílica de Nossa Senhora das Dores, celebrado com romaria e uma programação festiva.

Fotos: Samuel Macedo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem