Prazer da Palavra: Imitados, respeitados e lembrados


"O professor merece reverência, a começar pelo cargo que representa, pelo simples fato de ser professor. A partir do momento em que se mina esse sentimento, tudo pode acontecer". (João Lobo Antunes)




Houve um tempo em que queríamos ser professores. Tínhamos uma professora a quem admirávamos o carinho e a dedicação. Quando crescêssemos, queríamos fazer o que ela fazia.

Nossos professores de infância (geralmente mulheres) estão guardados em nossa memória.

No entanto, deviam ser lembranças mais vivas. Como explicar que dirigentes municipais, estaduais e nacionais, que amaram suas professoras no passado, quando chegam a funções públicas, não mudam as remunerações delas? Nossos professores continuam ganhando muito mal. Seus salários não correspondem ao que se sabem e ao que fazem, ao seu conhecimento e à sua dedicação.

Os adultos de hoje sem função pública podem pressionar os governantes a valorizar nossos professores. E eles não o farão se não houver pressão popular.

Os adultos de hoje podem fazer algo mais. Eles podem levar suas crianças (pequenas ou adolescentes) a amar e a respeitar seus professores.

Se é o seu filho chegar em casa falando mal de um professor, duvide, confira. Só depois julgue e tome a providência que julgar propícia.

Se o seu filho faltar com o respeito ao professor na escola, corrija-o.

Nas datas festivas da escola, honre o professor do seu filho. Diga ao mestre ou escreva-lhe palavras de carinho e reconhecimento. Presenteie-o como uma forma de agradecer e retribuir o que faz para todas as crianças.

O professor é importante pelo que representa.

Professor é para ser imitado.

Professor é para ser respeitado como autoridade.

Professor é para ser lembrado com gratidão.

O professor nos ajuda a obter a única coisa que não nos podem tirar: o conhecimento.

Por: Israel Belo de Azevedo

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem