Programa de combate à obesidade infantil é lançado na escola Maria Germano

 Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) deu início, na Escola de Ensino Fundamental Maria Germano, localizada no bairro Lagoa Seca, nesta sexta-feira, 18, ao Programa de Combate à Obesidade Infantil, através do Programa Saúde na Escola.



Com apoio da Secretaria de Saúde do Município e da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), o programa desenvolverá uma série de ações no intuito de orientar a comunidade escolar na prevenção e combate da obesidade infantil por meio de palestras, realização de atividades físicas, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e acompanhamento nutricional.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, da Seduc, Olga Sampaio, comenta que o objetivo é que as orientações possam surtir efeito também nas residências dos alunos de forma que, tanto eles, como seus pais, possam melhorar seus os hábitos alimentares, incluindo alimentos saudáveis nas refeições do dia a dia. “Inicialmente, o programa será executado apenas nesta escola, como piloto, mas em breve queremos levar para as 44 escolas da rede municipal que aderiram ao programa”, comenta Olga Sampaio.


De acordo com a professora Cristina Diógenes, do curso de Nutrição da FJN, as palestras proferidas pelos acadêmicos da FJN serão direcionadas para os alunos e para a comunidade escolar. “A obesidade é uma das doenças mais preocupantes na saúde pública, porque ela causa várias outras doenças e nossas palestras devem contribuir para alertar sobre esse problema”, diz a Cristina Diógenes.

Ações Pedagógicas

A Coordenadora Pedagógica da Escola Maria Germano, Professora Flávia Anastácio Soares Ferreira, lembra que antes da abertura oficial do programa, os professores realizaram uma série de atividades pedagógicas no sentido de preparar as crianças para as ações. Foram feitas dinâmicas que trabalharam sobre a importância da alimentação saudável e da realização de atividades físicas. “Nós fizemos um cronograma que foi socializado com alunos e professores e estamos trazendo também os pais dos alunos”, ressalta a coordenadora. Ela diz ainda que também serão realizados trabalhos e oficinas em sala de aula que serão apresentados no encerramento do projeto, previsto para o mês de outubro”, ressalta a professora Flávia Anastácio.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem