Em Juazeiro, na festa de São José, Paróquia do bairro Limoeiro lança pedra fundamental de reconstrução da Igreja Matriz

Durante a celebração da última noite do novenário de São José, no bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte, realizada neste domingo, dia 18 de março, às 17h, aconteceu o lançamento da pedra fundamental de reconstrução da Igreja Matriz. A missa foi presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre José Adelino Martins Dantas.
De início foi rezada a novena, seguida da celebração eucarística e, ao final, o ritual de bênção, onde o bispo abençoou o padre e o engenheiro da obra, junto aos paroquianos. Logo após todos foram convidados para parte externa da Igreja, em frente a imagem do santo padroeiro, onde foi descerrada, pelas mãos da irmã Neli Sobreira, o pároco e o bispo, a placa que marca este dia, sendo, logo, aspergida com água benta. "Propomos uma Igreja, com cara e forma de Igreja, com um pé na tradição bimilenar de construções de Igrejas cristãs e o outro pé na contemporaneidade. Não se trata de uma Igreja com cara de velha, mas também não é uma Igreja modernista. Propomos uma construção que fala por si mesma, a sinalização é a construção em si", explicou o arquiteto da obra, padre Silvano Onofre.
Será preservada somente a parte mais antiga: altar e sacristia. A construção acontecerá ao redor da Igreja existente, sendo a nave ampliada em forma de cruz, o que deixará o altar centralizado, aumentando a capacidade de fiéis sentados. A questão da segurança também foi pensada durante o planejamento do projeto, por isso serão colocadas mais portas tornando-a mais segura em caso de evacuação rápida. "Trabalhamos neste projeto há quatro anos. Fazemos isso para acolher melhor as pessoas nas celebrações", disse o pároco.
O lançamento da pedra fundamental animou os paroquianos, que serão os maiores contemplados com a reforma. "Sobre este sonho, já podemos contar com a realidade", expressou Valderina Gomes, que faz da equipe de liturgia.
Como os paroquianos, que enxergam a alegria de um novo templo para melhor acolhê-los, o bispo também expressou felicidade por este tempo que a paróquia inicia. "Sonhar juntos e realizar juntos esse sonho. Saio deste festejo com esse sentimento de que é um projeto desejado por todos, pelo menos os que estavam na celebração, e eram muitos, manifestaram a sua alegria, contentamento e desejo em realizar essa obra. Quero parabenizar todos os paroquianos e conclamar para que trabalhem e construam, em um menor espaço possível de tempo, para que esse sonho seja logo concretizado", manifestou o bispo.
A obra deve iniciar em junho e a previsão para conclusão, segundo o pároco, é de dois anos. Para informações sobre doações é só entrar em contato com a secretaria paroquial no telefone (88)- 3572-1916.
(Diocese de Crato)

via Gazeta Cariri 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem