Centro Mestre Noza é inaugurado em Juazeiro do Norte


FOTO: Lino Fly

Um espaço que há quase quatro décadas foi ocupado pelos artesãos de Juazeiro do Norte e do Cariri e que somente agora recebeu o tratamento adequado, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza – Associação dos Artesãos do Padre Cícero, foi reinaugurado nesta quinta-feira, 25. O trabalho de reforma e requalificação do Centro foi realizado por meio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Governos do Estado e Federal.

O local foi o antigo quartel da cidade, e agora passou por reforma, com nova pintura, foi retelhado, recebeu uma nova decoração, expografia, com espaço de artesanato trabalhado, de forma que expõe também as peças para a comercialização. O projeto trouxe acessibilidade, a parte hidráulica e elétrica foi totalmente requalificada.

O artista Cícero Caetano, Zumbi, agradeceu pelo resultado do trabalho proporcionado aos artesãos de Juazeiro do Norte. Ele destacou a oportunidade de estar de volta a um lugar mais organizado, com as peças bem-dispostas, e agora com a condição de que os próprios artesãos terão que cuidar melhor do seu espaço, guardando parte do seu material de trabalho, sem acumular tantas peças no Centro, como antes, causando desorganização. Além disso, a área não servirá de estacionamento, como acontecia.

Mestre Noza O Centro de Cultura Popular Mestre Noza foi criado em homenagem ao pernambucano Inocêncio Medeiros da Costa, ou simplesmente Mestre Noza, considerado o primeiro artesão da região. O centro nasceu em junho de 1983 a partir do Encontro de Produção de Artesanato Popular e Identidade Cultural, uma iniciativa do Instituto Nacional de Folclore (INF) do Ceará e promovido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte).

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem