Lojas de açaí triplicam no Ceará em 5 anos com franquias de marcas locais a partir de R$ 80 mil


Em quase toda esquina é possível ver uma loja que vende açaí em Fortaleza. O que é capturado facilmente pelos nossos olhos também se traduz em números, mesmo diante cenário fraco econômico atual. Em 5 anos, o número de lojas do ramo simplesmente triplicou, afirma Miriam Pereira, presidente do Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (SindSorvetes). 

Ainda segundo Pereira, o comércio e a indústria consideram que esse nicho tem forte potencial no Ceará. “Sempre tem lojas novas e com muitas novidades. Os empresários estão inovando e oferecendo novos sabores, misturando o açaí com novos produtos saudáveis. É um dos setores que tem crescido muito no Estado”, relata SindSorvetes.

R$ 80 milÉ o preço, em média, das franquias das marcas locais
Para manter o negócio prosperando, a outra aposta é que as empresas estão incluindo outros produtos regionais no cardápio.
“O produto principal já está consolidado no gosto cearense. Mas, hoje, destacam-se as empresas que agregam um complemento regional, oferecendo sabores como a tapioca ou a rapadura, além da qualidade do ambiente e do serviço, que são atributos determinantes na escolha dos consumidores”, acrescenta o professor da CDL, Randal Mesquita. 

Franquias de açaí na estratégia de expansão de marcas locaisCom o ritmo de crescimento acelerado do mercado de açaí, redes de marcas já consolidadas do Estado mantém a expansão por meio de franquias. Juntas, as marcas Maria Pitanga e Trevo têm mais de 70 estabelecimentos entre lojas e franquias no Ceará. 

Um dos segredos dessas empresas para continuar se destacando em meio a um cenário competitivo foi oferecer outros produtos regionais juntamente ao tradicional açaí.
Trevo: açaí próprio e crescimento de 20% do negócio com expansão para 3 estadosApós investir no mercado de gelatos na Capital em 2014, a empresária Valéria Barros precisou se adaptar a mudanças no comportamento dos consumidores. “Com três meses da loja de gelatos [Gelateria Trevo], eu percebi que os clientes só vinham para a loja nos finais de semana. Nas pesquisas que fizemos, percebemos que os consumidores procuravam produtos mais saudáveis, por isso o açaí foi uma boa alternativa”, comenta.  

No mesmo ano, ela decidiu abrir um negócio no ramo de açaí, surgindo a Trevo Açaí. Hoje, já são 13 unidades – o “boom” do açaí foi crucial para expandir as franquias da marca. Só em 2018, houve um crescimento de 20% do negócio.         

   (Diário do Nordeste)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem