Juazeiro do Norte segue na escala de baixo risco para arboviroses


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde, segue com resultados positivos no trabalho de controle vetorial e, consequentemente, de prevenção das arboviroses dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O Índice de Infestação Predial (IIP) está em 0,68%, o que comprova baixo índice de larvas em todos os imóveis de Juazeiro do Norte, uma vez que a taxa preconizada pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Os resultados dos 03 últimos Levantamentos de Índice Rápido Amostral do Aedes (LIRAa) também apontam baixo risco.

A implantação do Sistema de Monitoramento Integrado do Aedes aegypti (MI-Aedes), em que o Município foi pioneiro na região Nordeste, permite agora saber o Índice Médio de Fêmea do Aedes (IMFA). Juazeiro do Norte apresentou baixa infestação de mosquitos na forma adulta, igual a 0,06, sendo preconizado até 0,15 pelo Ministério da Saúde.

Os mosquitos adultos capturados nas armadilhas do MI-Aedes estão sendo analisados em laboratório para que seja identificado se eles estão ou não infectados e qual vírus eles carregam. Com essas informações será possível realizar ações estratégicas de combate ao Aedes, interrompendo a cadeia de transmissão antes que o vírus chegue às pessoas.
 
Fotos: Carlos Lourenço
 Informações da assessoria de imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem