Detran-CE e Ciopaer realizam treinamento para agentes de trânsito


O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer), realizou nos últimos dias 4 e 5, curso para 15 agentes de trânsito sobre preparação de zona de pouso de helicóptero e de embarque/desembarque de tropas em helicópteros.

O objetivo do curso foi capacitar os agentes de trânsito do Detran-CE para atuar em situações de pouso em rodovias auxiliando as tripulações na escolha e isolamento do local, além do balizamento para a aeronave, ou seja, em situações onde seja urgente o controle do fluxo de veículos para resgate de vítimas, bem como auxiliar em operações aéreas de segurança pública.

O curso foi realizado na base fixa da Ciopaer, em Fortaleza, e contou com os instrutores CB PM Adailton Leite Lima, SGT PM Francisco Cláudio Dias de Souza e a Inspetora PC Juliana Oliveira Monteiro Braga.

Ao final, os alunos ainda colocaram na prática os conhecimentos adquiridos, simulando um pouso de emergência nas imediações da CE-401 – Rodovia Senador Carlos Jereissati.

Para Dulce Nogueira, que exerce a função de agente de trânsito a 11 anos, participar de um treinamento como esse foi bastante significativo.“O agente de trânsito precisa estar bem preparado para efetuar o seu trabalho da melhor forma possível.

E, em situações de emergência, em que se precisa de um suporte aéreo para socorrer uma vítima de acidente, por exemplo, é fundamental ter o conhecimento necessário para ajudar a equipe de resgate.

Saber que estamos contribuindo para salvar vidas também dessa forma, torna o exercício
da nossa profissão ainda mais gratificante”, ressalta.Técnicas para definição da ZPH (Zona de Pouso de Helicóptero), de sinalização (parqueamento) e embarque e desembarque da aeronave foram alguns dos assuntos abordados no curso.

Detalhes e minúcias que chamaram a atenção de Israel Silva Filho, agente de trânsito contratado no último concurso realizado pelo Detran-CE, em 2018.“Estou no Detran-CE a nove meses e não imaginei que participaria de um curso como este.

Fiquei impressionado com a riqueza de detalhes que garantem a segurança tanto da tripulação da aeronave como daqueles que
estão em solo.”A parceria entre diferentes órgãos do Governo do Estado permite que seja possível ampliar esse horizonte de conhecimento para benefício da população, que passa a contar com uma equipe cada vez mais preparada para oferecer um serviço de qualidade e ampará-la em situações de emergência.   (*)com informação do Governo do Estado do Ceará

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem