
FOTO: Marcelo de Nardi Zanetti. Cerca de 142 mil raios foram registrados nos três primeiros meses de 2020 no Ceará, segundo o balanço do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Destruição, divulgado nesta quarta-feira (8). A média é de mais de um por minutos neste ano. O número é quase o dobro do acumulado de todo o ano de 2019, quando 74 mil descargas elétricas foram registradas.
Segundo o boletim, o mês de março de 2020, fechou em 53 mil raios. Os meses anteriores, janeiro e fevereiro, tinham registrado 42 mil e 47 mil raios, respectivamente.
O município mais atingidos foi Santa Quitéria, com 7.268 raios. Seguido das cidades de Granja (5.210) e Sobral (4.499). Até a última atualização, o dia com maior número de descargas elétricas foi 13 de fevereiro, com mais 8 mil raios registrados no Ceará.
Cuidados
A Enel recomenda alguns cuidados durante as chuvas com a presença de raios para evitar acidentes com a rede elétrica. São eles:
Evite o uso do celular, secador de cabelo ou ferro conectados à tomada;
Evite uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evite o contato com objetos metálicos fora de casa, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas.
(G1 CE)
0 Comentários