Aulas presenciais em escolas estaduais do Ceará devem retornar em fevereiro, diz Camilo Santana


As aulas presenciais em escolas públicas do Ceará, suspensas desde março deste ano, já tem mês previsto para o retorno: fevereiro de 2021. A informação foi dada pelo governador Camilo Santana em entrevista ao Bom Dia Ceará, na manhã desta quinta-feira (17). Contudo, segundo o gestor, permanecerá o “direito a aulas remotas”.

“Vamos voltar a partir de fevereiro, mas garantindo que tenhamos aulas presenciais e aulas remotas. O decreto hoje autoriza todas as escolas, não só as privadas. Caberá também a cada prefeito, a cada município, fazer o seu planejamento”, explicou o chefe do Executivo estadual.

Camilo pondera que o comitê científico do Governo do Estado vem percebendo que “outras áreas são mais preocupantes que a própria escola”. “O mundo inteiro está revendo isso. O que está gerando hoje um aumento no número de casos são festas e aglomerações, eventos que estamos restringindo”, diz.

O novo decreto do Governo do Estado do Ceará que estabelece restrições para a realização de eventos e prestação de serviços no Natal e Réveillon começou a valer na última terça-feira (15). Até 4 de janeiro, shoppings poderão funcionar até 23h, festas estão proibidas, e celebrações em residências devem ter no máximo 15 pessoas.

O governador lembrou que, em preparação para os cenários na educação, o Estado iniciou a distribuição de chips de internet para 347 mil alunos da rede estadual de ensino, apoiando que eles tenham acesso a aulas virtuais. Tablets também devem ser comprados pela gestão, mas atualmente há “dificuldades na licitação”.

Vacinação de professores

Ainda no plano para o retorno, Camilo diz que vem pleiteando com o Ministério da Saúde a inclusão de professores nos grupos iniciais que receberão a vacina contra a Covid-19. Pela divulgação inicial, a categoria está prevista para a Fase 4 de imunização, mas ele busca antecipar para a Fase 1 ou para a Fase 2 e diz que a Pasta federal “ficou de avaliar”.

“Claro que vai depender muito da disponibilidade de vacinas que nós teremos a partir do início da imunização. Como se pretende voltar às aulas a partir de fevereiro, no início do ano letivo, a maioria das crianças é assintomática, então a presença do aluno com o professor pode transmitir o vírus”, menciona.

Foto: José Leomar

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem