Gestores municipais devem adotar medidas mais severas nos próximos dias no Cariri


Num dos momentos mais difíceis da pandemia de Covid-19 no Cariri, os prefeitos da região estiveram reunidos nesta terça-feira (9), em um longo debate, e decidiram tomar medidas mais restritivas, mas ainda sem decretar lockdown. Concentrando a maior parte dos casos, o Crajubar e Brejo Santo mediaram junto aos demais 26 municípios do Cariri a situação epidemiológica da região e quais ações serão implementadas em conjunto para frear a contaminação do novo coronavírus.

Na oportunidade, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará apresentaram os dados regionais para embasar a discussão. Os números, no entanto, mostram a presença da nova variante na região, bem como alta positividade dos testes e a ocupação total dos leitos clínicos e de UTIS nos principais municípios. As projeções também preocuparam os gestores e, por essa razão, não descartam a opção de lockdown nos próximos dias.

Dentre as medidas cabíveis de imediato a serem adotadas são:

Intensificar a fiscalização para o cumprimento do decreto em vigor, com efetivação de multas;

Aplicar multas para pessoas e estabelecimentos que não respeitarem as regras;

Proibir venda e consumo de bebida alcoólica em todos os estabelecimentos comerciais;

Cobrar dos bancos a organização do fluxo de atendimento, oferecendo o agendamento;

Controlar os transportes municipais e intermunicipais.

Em novo encontro a ocorrer nesta sexta-feira (12), os gestores municipais irão discutir uma completa análise dos últimos acontecimentos e analisar ações definitivas a serem implantadas nos próximos dias, como pontuou o prefeito do Crato, Zé Ailton (PT). “A partir de amanhã, vamos atuar, todos os municípios para combater as festas clandestinas, a proibição da venda de bebidas alcóolicas e demais medidas, para evitarmos a medida mais dura que é o lockdown.
Mas o principal motivo é preservar as vidas de todos os caririenses. O momento é difícil, onde exige de nós sabedoria e serenidades. Por isso, apelamos à toda população para o uso da máscara e o distanciamento social”, completa.

📸 Divulgação/ASCOM Crato

Fonte: Portal Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem