Sedest e Creas abrem Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Juazeiro do Norte deu início nesta quarta-feira, 12, à Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
 
A abertura foi realizada, através de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro do Norte, com os coordenadores do evento e a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Zulneide Parente, e da coordenadora do Creas de Juazeiro do Norte, Regina Gomes Elias.
 
O evento está sendo realizado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social – Creas, equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho do Município – Sedest, e tem o objetivo de sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
 
A coordenadora do Creas, Regina Elias Gomes, destacou que, com o agravamento da pandemia da Covid-19, que forçou o isolamento social domiciliar, em muitos casos, os agressores estão dentro da própria casa da vítima, e que o olhar atento da família ou da vizinhança é importante para que hajam denúncias de casos de abuso e exploração.
“O Creas é um importante equipamento para se receber as denúncias, pois tem uma equipe multiprofissional com psicólogo, assistentes sociais, advogados e educadores sociais, para que a gente possa dar o devido encaminhamento e o suporte inicial, quando encontramos denúncias de crianças e adolescentes violentadas”, enfatizou. O Creas realiza, ainda, atendimento continuado, destinado a pessoas que passam por situação de risco pessoal e social, com violação de direitos (pessoas com deficiência, idosos, e vítimas de violência física, psicológica e sexual, entre outras). O equipamento oferece serviços de atenção psicossocial, além de orientação jurídica e social. Também são realizadas ações de mobilização para o enfrentamento de violências e de violações de direitos.
 
A live trouxe outras informações e esclarecimentos a respeito das políticas de proteção e formas de atuação do Creas e outros equipamentos que fazem parte da rede de proteção. Ela foi gravada e encontra-se disponível nas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro do Norte no Facebook, Instagram e YouTube.

Foto: Divulgação

Fonte: Ascom Juazeiro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem