Uece se reúne com Fiocruz para apresentar resultados da fase pré-clínica da vacina contra Covid-19 desenvolvida no Ceará


Representantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) apresentaram para uma comitiva da Fiocruz do Rio de Janeiro os resultados obtidos na fase pré-clínica da vacina contra a Covid-19, batizada de 2H-120-Defense, que está sendo desenvolvida pela instituição cearense.

A cooperação entre Uece e Fiocruz tem como objetivo fazer os ajustes solicitados pela Anvisa na fase de testes em animais, revendo, refazendo e ampliando resultados obtidos nesses testes, para que os pesquisadores possam realizar a submissão de documentos, solicitando, assim, a autorização para dar início aos testes em humanos.

Os integrantes da Fiocruz Rio de Janeiro fizeram diversas considerações acerca dos resultados alcançados, pontuando outras formas de investigação, a fim de refinar a pesquisa e os resultados. A reunião apontou as solicitações realizadas pela Anvisa para a aprovação dos estudos clínicos, finalizando com o indicativo de termo de cooperação a ser construído entre Uece e Fiocruz.

Para o secretário Inácio Arruda, a visita da Fiocruz é importantíssima para dar continuidade ao desenvolvimento de uma vacina cearense e foi fruto da visita realizada pelo governador ao laboratório da Uece, sendo o governo do estado um grande apoiador e investidor no desenvolvimento desse imunizante.

Cooperação

Wilson Savino, coordenador de integração regional e nacional da Fiocruz, apontou que “esse momento representa mais um passo na integração entre estruturas de governo através da Uece e da Fiocruz e setores de pesquisa de desenvolvimento que existem no Rio de Janeiro. Temos o pensamento de cooperação, de agir junto e de forma convergente no sentido de fazermos mais por nós mesmos e pelo País, crescendo juntos”, aponta.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares avaliou o encontro como positivo para a continuidade do desenvolvimento do imunizante cearense.

“Hoje estamos, de fato, concretizando uma cooperação técnica e científica que viabilizará o projeto da vacina produzida pela Uece. O plano de trabalho que será materializado nos próximos dias teve seu início nessa reunião e na compreensão de que um projeto desse porte, de porte nacional e até mesmo mundial, precisa de cooperação dos pesquisadores brilhantes que temos na Uece e na Fiocruz. A produção de ciência que estamos vendo aqui tem o único objetivo de atender às expectativas da nossa população”, afirmou.

Foto: Divulgação/Uece

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários