Prefeitura retoma PAA Leite no Crato e beneficia famílias


A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, retomou nesta sexta-feira, 24, a distribuição de leite para as mil famílias cadastradas nas associações socioassistenciais atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos modalidade Leite (PAA Leite). O Crato foi contemplado pelo programa com 300 litros de leite por dia, aproximadamente 9 mil litros por mês, que são destinados a cinco entidades socioassistenciais do município.

O PAA Leite é uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma política pública de incentivo à agricultura familiar, que garante mais segurança alimentar e nutricional, através de produtos saudáveis, produzidos pelos pequenos produtores. A retomada do programa segue contemplando famílias em vulnerabilidade social, inseridas no CadÚnico e cadastradas nas cinco entidades socioassistenciais atendidas pelo programa: CRAS Muriti, CRAS Seminário, Abrigo da Velhice Abandonada Jesus, Maria e José, Associação Arte e Vida, Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Filemon Lima Verde.

A moradora do bairro Seminário, Luciana Albuquerque, é atendida pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de sua localidade. “Eu vim receber o leite, que é um complemento que nos ajuda muito na alimentação dos nossos filhos. A gente agradece a todos do CRAS, equipamento que oferece muitos benefícios pra gente, cursos, atividades físicas, e esse leite que está sendo muito bom nesse momento de pandemia”, destaca.

A Psicóloga do CRAS Seminário, Laisla Alencar, acompanha as famílias atendidas na instituição e reforça a importância do PAA na implementação de uma assistência alimentar para essa população. “O PAA Leite é um serviço importante para a população em vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional. Nosso objetivo é que com o leite a gente possa dar uma assistência a essas famílias com uma suplementação alimentar”, explica a psicóloga.

Por isso a Prefeitura tem buscado ampliar essa assistência, além de conseguir inserir a modalidade do PAA Leite, a gestão continua negociando com o Estado a possibilidade de ampliação do benefício.

“Esse processo de retomada do PAA Leite é tão importante nesse contexto de pandemia. Essa é uma parceria do Município com o Governo do Estado e também o Governo Federal, que dispõe de uma cota diária de 300 litros. Então, as famílias que estão habilitadas e cadastradas nas entidades receberão esse Leite até o mês de outubro. Depois disso, o Prefeito Zé Ailton está negociando um novo recurso para mais entidades e mais famílias em situação de vulnerabilidade aqui no Crato”, afirma.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

0 Comentários