ONG inicia em juazeiro, semana nacional de combate a sífilis e sífilis congênita


Acontece entre os dias 18 a 22 de outubro em Juazeiro do Norte Campanha de conscientização e Prevenção à Sífilis.

O objetivo é conscientizar a população em geral, com ênfase nas gestantes, sobre a importância da prevenção no combate à disseminação da sífilis e da sífilis congênita.

Em paralelo, serão oferecidos testes rápidos de triagem para a infecção, com distribuição de material educativo com informações e insumos de prevenção.

Voltada à população em geral, mas vai focar ações específicas em populações mais vulneráveis à infecção e reforçar as orientação junto aos profissionais de Saúde para promover a interrupção da cadeia de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis.

Sobre a sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) de caráter sistêmico, causada pelo Treponema pallidum, exclusiva do ser humano, e que, quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica.

Além disso, gestantes com sífilis não tratadas podem transmitir a doença para seus bebês, que têm o risco de nascer com problemas de audição, visão e outras alterações graves de sistema nervoso central, a chamada SÍFILIS CONGÊNITA. É fundamental que o parceiro também se previna, participe do pré-natal, faça o teste e, em caso de resultado positivo, inicie o tratamento imediatamente. Só assim é possível evitar uma nova infecção e garantir a saúde do bebê.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará somente até a o final do mês de setembro já são 1.813 casos notificados de sífilis em gestante, 2020 encerrou com mais de 2.619 casos de sífilis adquirida e mais de 1.213 sífilis congênita (da mãe para o bebê) .

A Programação contará com um dia D, de mobilização, prevenção e testagem rápida para sífilis no próximo dia 20/10 (quarta-feira) na praça Padre Cícero das 8h ás 11h.

A campanha é realizada pela Associação Caririense de Luta contra Aids, em parceria com o Ministério da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, AHF Brasil e Fundo Positivo.

Leia Também: Durante pandemia de 2021, mortes por doenças cardíacas aumentam”, alerta médico do Hospital do Coração

Postar um comentário

0 Comentários