OAB concede, pela primeira vez no Ceará, carteira de advogado a homens trans


O advogado Murilo Gonçalves, primeiro homem trans a receber o documento de advogado da OAB Ceará, ao lado do presidente da entidade, Erinaldo Dantas. Foto: Divulgação/OAB Ceará

A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB) entregou, pela primeira vez, o documento de advogado a um homem trans. A solenidade de compromisso de 45 novos profissionais do setor ocorreu na tarde desta quarta-feira (5).

A nova carteira foi concedida ao advogado Murilo Gonçalves. Ele já exerce o ofício desde 2013, mas solicitou à Ordem o novo documento com o nome social depois de passar pelo processo de mudança de gênero. “Depois de alguns meses de batalha, sair daqui com meu nome na carteirinha da OAB é impagável. Fui muito bem recebido nesta casa. Estou representando, aqui, todo aquele que não tem voz e vez. Todas as minorias que não se vêem em locais de destaque”, colocou.

Murilo ainda se pronunciou durante a solenidade, pedindo aos colegas a lembrança contínua às causas sociais. “Sejam sensíveis às causas sociais, àqueles que não podem recorrer à Justiça. Precisamos entender que a advocacia é função essencial à Justiça. Nós podemos ser e devemos ser vetores de modificação social”, asseverou.

O atual presidente da Ordem, Erinaldo Dantas, pontuou a importância da entrega do documento a Murilo Gonçalves. “Estamos sendo aquilo que todos devem ser. Infelizmente, ainda há uma cultura de não respeitar aquilo que é diferente da gente. Mas a beleza do mundo está exatamente nisso, nas diferenças. É preciso respeitar a diversidade e entender que, com ela temos a oportunidade de aprender mais e crescer enquanto seres humanos”.

Fonte: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem