Centro de Referência de Assistência Social do Crato celebra a Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos idosos


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Solon Pinheiro Teles, localizado no Bairro Gizélia Pinheiro (Batateiras), realizou ontem, terça-feira, dia 3, o encerramento do Projeto Família no CRAS para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos idosos. 

Na ocasião, a coordenadora do equipamento, Maria Lucia (Lora) e a equipe técnica apresentaram a discussão sobre o conceito de Família na atualidade e ofereceram aos usuários uma manhã de alegria e interatividade.

“No SCFV procuramos estabelecer informações pertinentes sobre os novos tipos de arranjos familiares, os papéis dos membros da família e estratégias para o fortalecimento dos vínculos afetivos. Esse serviço é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”, destacou a coordenadora Lora.

Ainda no momento de comemoração, foi realizada atividade artística cultural, conduzida pelo orientador Jorge Queiroz e em seguida foi servido um almoço para todos os presentes.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) funciona nos CRAS, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, realiza atendimentos em grupo, como atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Informação da assessoria de imprensa

Comentários