Em 15 dias cresce 799% o número de casos suspeitos de dengue no Ceará


O Ceará termina janeiro com 998 notificação de casos suspeitos de dengue em 47 cidades. O balanço foi apresentado no último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado ontem. Em 15 dias, desde o
boletim anterior, o número saltou de 111 para 998 – o que representa um aumento de 799%. Do total de suspeitos, foram confirmados 116 casos em 22 municípios. O boletim ainda informa a confirmação de três casos graves de dengue neste ano: um em Aracati, no Litoral Leste, e dois em Barbalha, no Cariri.

O número é apresentado após 2014 ter resultados positivos, com redução de 27% de casos suspeitos de dengue no Estado em relação ao ano anterior. Entre as razões, está o período de estiagem – que diminui a oferta de água para que o mosquito possa se desenvolver. Como o prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para 2015 é de 64% de chances de chuvas abaixo da média histórica, a dengue teria o mesmo cenário do ano anterior.

As últimas chuvas, contudo, são apontadas pelo infectologista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Anastácio Queiroz como fator importante para o aumento. “Em um período tão curto, a única explicação é que a chuvas desencadearam a proliferação de mosquitos, que acharam criadouros e pessoas já infectadas”, diz. O médico lembra que os cuidados para prevenção da doença em casa e nos arredores devem ser constantes.

Outro ponto de alerta é a febre chikungunya, que também é transmitida pelo Aedes aegypti. “Com o número tão alto de suspeitas de dengue é preocupante a proliferação de chikungunya. O ideal seria que toda pessoa com suspeita de dengue que tenha dores articulares passasse por exames de chikungunya”, indica.

A Sesa informou, através da assessoria de comunicação, que no próximo dia 9 começa a operação de Carnaval de combate à dengue. Carros fumacê percorrerão bairros de Fortaleza e cidades com festejos.

Fonte: O Povo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem