Prefeitura de Várzea Alegre lança projeto de primeiros socorros para servidores da Educação Infantil


Garantia de mais segurança, especialmente para as crianças. Com esse objetivo, foi lançado na noite dessa quarta-feira, dia 19 de junho de 2019, no Salão de Atos Joaquim de Sátiro na Secretaria de Educação, o Curso de Primeiros Socorros, beneficiando escolas públicas de Várzea Alegre.

Estiveram presentes no lançamento do projeto o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim (DEM), o secretário de Educação, Antônio Fernandes, o secretário de Saúde, Ivo Leal, a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Dra. Luciana Rolim (PV), diretores, coordenadores, professores e auxiliares da área da educação. O prefeito Zé Helder não compareceu em razão de cumprir agenda de trabalho do governo municipal em Fortaleza.

O curso de primeiros socorros para escolas públicas e privadas de Várzea Alegre é iniciativa da vereadora Dra. Luciana Rolim, apresentado na Câmara Municipal por meio do Projeto de Indicação nº 001, de 16 de abril de 2018, que atende a Lei Federal Lei Lucas Begalli (Lei Federal nº 13.722). Dra. Luciana Rolim observou a necessidade de prover segurança e eficiência a procedimentos de emergência que podem surgir durante as aulas, razão do seu projeto apresentado na Câmara, aprovado por unanimidade dos vereadores e que agora o Governo Municipal, compreendendo a importância da proposta, dará início à execução do projeto, preparando os servidores da educação infantil, e programando etapas que beneficiarão toda à rede municipal de ensino.Participarão do curso de Primeiros Socorros nas Escolas, de 24 a 28 de junho, mais de 200 profissionais da educação.

Os participantes terão aulas teóricas, com a exposição da Lei e suas exigências, bem como aulas práticas, quando treinarão manobras com o auxílio de um boneco, com explicações de instrutores da saúde – Edna Frutuoso e Cristina Sousa – Enfermeiras; Samy Benício – Socorrista; e Laenne Grigório – Farmacêutica profissionais da área de saúde. Edna Frutuoso explicou sobre a importância da higiene para evitar riscos biológicos. “Ensinamos sobre a higiene durante os procedimentos para evitar os riscos biológicos e a parte mais essencial é a avaliação da vítima para saber proceder e identificar para casos de desmaio, crise convulsiva, engasgo parcial e total, evoluindo para paradas cardiorrespiratória, quando treinamos ressuscitação para bebês, crianças adolescentes e adultos”, disse.

Dra. Luciana Rolim disse que para ela foi uma satisfação ter apresentado o projeto na Câmara de Vereadores, que foi acatado pela Prefeitura Municipal. Ela disse que deu entrada nesse projeto depois do caso do Lucas Begalli, de 10 anos, que participava de um piquenique e que morreu vítimas de engasgo. “A mesma emoção que eu sinto quando salvo vidas, a mesma coisa, os professores e funcionários, estando preparados, quando se depararem com uma situação dessas, vão sentir também”, disse. Para Dr. Fabrício Rolim, os profissionais passarão por um treinamento excelente e estarão habilitados a atuarem em casos emergenciais, podendo salvar vidas.Ivo Leal destacou o apoio da Secretaria de Saúde ao projeto para que os cuidadores da Educação sejam orientados com as melhores técnicas para emergências envolvendo crianças.

Para Antônio Fernandes, o curso abrange todo o município e é muito importante porque valoriza o profissional de educação com a capacitação. Ele destacou que nesse primeiro momento o trabalho será feito com os profissionais de creches, atende a rede pública e privada. Nos demais momentos, o curso será estendido para o público da educação infantil, do fundamental I, do fundamental II e para as escolas do ensino médio.

via News Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem