Aniversário de 80 anos do Mestre Espedito Seleiro será comemorado no Sesc Cultura de Raiz


FOTO: Davi Pinheiro No mês de outubro, o Projeto Sesc Cultura de Raiz segue homenageando os mestres da cultura do Ceará. Nesta edição será celebrado o aniversário do artesão caririense mais conhecido no Brasil e exterior, Mestre Espedito Seleiro, que completa 80 anos no dia 29/10.

No Museu Ciclo do Couro, centro cultural de Nova Olinda onde é mostrada sua história   acervo, ele recebe a visita dos grupos de tradição: Reisado de Couro do Mestre Antonio Luiz; o Reisado de Congo do Mestre Aldenir, os Bacamarteiros da Paz e apresentação de forró-pé-de serra de Joquinha Gonzaga, sobrinho Luiz Gonzaga.

Nascido em 29 de outubro de 1939, na cidade de Arneiroz, Espedito Velozo de Carvalho é hoje reconhecido um dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. O Mestre herdou do bisavô a arte de fabricar artesanalmente selas e arreios. Espedito tirou o sustento da família de sua oficina até que o passar do tempo e o mercado exigiram mudanças.

Inspirado pelo pai, que chegou a produzir sandálias para Lampião, desenvolveu um novo modelo do calçado em couro usado pelo homem do sertão. O artesão então agregou às técnicas tradicionais do seu ofício a sua inventividade e foi assim que nasceu o criador que conquistou as passarelas e as vitrines de grandes marcas da cena da moda no país.

Em 2016, foi homenageado pelo Senac Ceará com o lançamento do  livro Meu Coração Coroado: Mestre Espedito Seleiro. No ano passado recebeu do Sesc a Comenda João Luís Ramalho. Em 2019, com apoio do Sistema Fecomércio Ceará, uma exposição de mesmo nome foi levada para a Embaixada do Brasil em Londres, exibindo chapéus, bolsa, sapato e demais artefatos em couro de autoria de Mestre. 

Nos dias 20 e 25 de outubro, o Sesc Cultura de Raiz realizará a ação Terreiro em Movimento em Juazeiro do Norte e Barbalha. Grupos da dança do coco, reisado e bacamarte são reunidos em praças e desfilam pelas ruas.

(ver programação completa)
Nos dias 30 e 31, na ação Muito Prazer Sou Tradição, mestres da cultura popular são recebidos em escolas públicas e na Escola Educar Sesc  para palestrar sobre o seu folguedo e também apresentar as danças e cantos.(ver programação completa)
Serviço
Projeto Sesc Cultura de Raiz
Data: 20 a 31 de outubro
Gratuito

20/10Ação Terreiro em Movimento  Horário: 6h – Circuito de Corridas SescLocal Sesc Juazeiro do Norte e ruas da cidadeBacamarteiros da PazBanda Cabaçal Meninos da Paz
25/10Ação Terreiro em movimento  Horário: 17h – Circuito de Corridas SescLocal Largo do Rosário – Barbalha – CEGuerreiras Santa MadalenaCoco infantil Frei DamiãoReisado Rei de CongoReisado de Baile
29/10
Projeto Museus Orgânicos dos Mestres da Cultura PopularAção Museu Ciclo do Couro – 80 Anos do Mestre Espedito SeleiroHorário: 17hLocal: Nova Olinda – CEReisado de Caretas de Couro – Mestre Antonio LuizReisado de congo do Mestre AldenirBacamarteiros da PazForró Pé- de-Serra com Joquinha Gonzaga
30 e 31/10Projeto Muito Prazer Sou TradiçãoAção  Muito Prazer Sou TradiçãoLocal: Educar Sesc, Escolas Públicas de Juazeiro do Norte e Barbalha – CEHorário: A partir das 9hApresentações de Grupos e Mestres da Cultura Popular

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem