Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato participam de capacitação conduzida pelo IFCE


Sob a condução do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crato, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato (SMDARH), foi realizada, na última quarta-feira (2), uma capacitação sobre a palma forrageira e a implantação de uma unidade demonstrativa. O evento aconteceu na Unidade Produtiva Fazenda Malhada, beneficiária do Programa de Crédito Fundiário, no Distrito de Ponta da Serra, ministrado pelo professor José Lopes.

O objetivo da atividade foi capacitar agricultores familiares, produtores rurais e técnicos da SMDARH, bem como buscar a melhoria e alternativas de plantas que forneçam uma grande capacidade de suporte forrageiro e que sejam tolerantes aos longos períodos de estiagem para os produtores da região. O professor Lopes destacou que a palma forrageira é uma planta com características de alta tolerância à seca, devido tanto à sua fisiologia como a sua estrutura morfológica, adaptados de forma especial quanto a absorção, aproveitamento e perda de água em ambientes de condições adversas, suportando longos períodos de escassez hídrica.

“As espécies cultivadas, tanto do gênero Opuntia (palma gigante ou azeda) como a Nopalea (palma miúda ou doce), são forrageiras muito utilizadas como alternativa ou suplementação alimentar animal em regiões semiáridas no Brasil, principalmente, no semiárido nordestino”, comentou.

O gestor da SMDARH, Carlos Freires, reconhece o potencial da palma e a sua importância no desenvolvimento das comunidades rurais do munícipio por meio da exploração das várias espécies existentes. “Bovinos, caprinos, ovinos e suínos se alimentam desta forrageira. A palma forrageira apresenta, ainda, alternativas econômicas, além da alimentação humana e dos animais, como a da produção de medicamentos, matéria-prima para cosméticos, cerca viva, paisagismo, conservação e recuperação de solos”, ressaltou.

Informações da assessoria de imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem