Justiça suspende atividades em prédio da Sefaz no Cariri em ‘iminente risco de desabamento’


Paredes têm fissuras e rachaduras. A Justiça do Trabalho determinou a imediata suspensão das atividades do posto fiscal do município de Penaforte, na região do Cariri. Segundo laudo pericial apresentado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-CE), o prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) apresenta iminente risco de desabamento. A paralisação permanece até que o Estado do Ceará “providencie local adequado e seguro para alocar servidores e usuários”. 

O evidente risco aos trabalhadores levou o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) a ajuizar processo judicial. A denúncia partiu do Sindicato dos Servidores Públicos do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do Estado (SINTAF) e da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (AUDITECE), que apresentou fotos do local com o teto sustentado por escoras. 

A partir da análise das imagens, o setor de perícias do MPT-CE identificou fissuras e rachaduras em toda extensão lateral do posto. As fotos mostram escoramentos em todo o setor de atendimento, inclusive nas vigas, o que evidencia “situação de risco grave e iminente de desabamento da estrutura predial”. 

Diante do risco de acidente para servidores públicos, prestadores de serviços terceirizados e contribuintes, o MPT-CE notificou Estado do Ceará para apresentar providências. Em audiência realizada dia 24 de janeiro, o Estado informou sobre a contratação de uma empresa para instalação de contêineres, como forma de garantir o atendimento provisório até a restauração do prédio. No entanto, não apresentou providências para garantir a integridade física dos trabalhadores no período necessário para a conclusão dos módulos. 

Além de determinar a suspensão imediata das atividades no posto da Secretaria da Fazenda de Penaforte, a decisão do juiz André Esteves de Carvalho – da 3ª Vara do Trabalho da Região do Cariri – destaca que a medida não deve acarretar prejuízo da remuneração dos trabalhadores. Em caso de descumprimento, é prevista multa diária de R$ 5 mil.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem