‘Profetas da chuva’ nos Inhamuns indicam boas chuvas para o Ceará a partir de fevereiro


Janeiro é o segundo mês de pré-estação que antecede a quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio) e, nesse período, os agricultores conhecidos por” profetas da chuva” se reúnem para apresentar as suas previsões colhidas a partir dos sinais da natureza observados nos últimos três meses. Para este ano, a maioria aponta que as chuvas serão boas e se intensificarão a partir de março.

Na noite desta sexta-feira (8), de forma online, ocorreu o V Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, que reuniu cinco agricultores – observadores da natureza, oriundos de Boa Viagem, Crateús, Tauá e Quixeramobim.

Morador de Tauá, o profeta Valderez de Lima disse que a quadra chuvosa que se aproxima será “boa e segura a partir de março e favorável para a agricultura”. Há 62 anos, que ele se baseia na Estrela D’Alva.

José Roberto é agricultor e mora na comunidade Lustal, na zona rural de Tauá e espera para este ano “muitas chuvas, um grande inverno”.
De olho na floração da caatinga, em particular da cajazeira, Everardo de Lemos, também de Tauá, prevê um “inverno bom, mas tardio”. Ele contou que após quatro anos, “a floração neste ano saiu toda por igual e isso é um de um sinal de que teremos um bom inverno”.

Outra previsão foi dada por Antônio Alves (Totonho), que é morador de Barra Nova, em Tauá. “Neste ano a chuva será dentro da média”, prevê. “Vejo as formigas, o cupim que indicam chuvas mais tarde e será um ano bom para plantar e encher os pequenos açudes”.

Para o profeta Titico Baia, morador do distrito São Miguel, em Quixeramobim, “quem plantar a partir da segunda quinzena deste mês “não vai perder”. Ele disse ainda que depois do dia 20 de fevereiro “o inverno vai ser seguro”.

O coordenador do evento, João Paulo Arcelino Neto, pontuou que “o formato em plataforma remota ocorreu por causa da pandemia do novo coronavírus”. As previsões foram apresentadas em vídeos gravados anteriormente pelos profetas.

O Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns começou em 2015, por uma iniciativa dos campi do Instituto Federal de Educação (IFCE) de Tauá e de Boa Viagem. O evento tem a parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), e neste ano por causa do formato online contou com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Quixadá

O próximo encontro de profetas da chuva será em Quixadá, no sábado, dia 23. O evento no Sertão Central é pioneiro no Ceará, realizado há 25 anos. Neste ano, vai reunir um público reduzido – 12 profetas. A restrição se deve aos protocolos de prevenção à Covid-19.

Meteorologia

A previsão inicial para o trimestre – janeiro, fevereiro e março – apresentada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) indica tendência de chuva acima da média para a regiões noroeste do Ceará e dentro da normal climatológica para o sul do Estado.

A preocupação dos meteorologistas é com o aquecimento das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul Tropical que ainda permanecem com temperaturas inferiores à porção norte. “Esse quadro é desfavorável para as chuvas no semiárido nordestino”, ensina o meteorologista do Inmet, Flaviano Fernandes. “A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que traz chuvas para a região se posiciona onde as águas estão mais aquecidas”.

Foto: Honório Babosa

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem