Redirecionem o dinheiro das armas para pesquisas, diz Papa Francisco


O papa Francisco deu início a uma maratona de um mês de orações da Igreja Católica no mundo inteiro neste sábado, 1º de maio, e usou a data para pedir a Deus que a pandemia da covid-19 termine e que os líderes mundiais empreguem esforços em pesquisa científica.
No discurso, o papa defendeu que o dinheiro sendo usado em armas deveria ser redirecionado para impedir futuros surtos endêmicos.

O papa pediu que a Nossa Senhora “toque consciências para que enormes quantias sendo gastas para aumentar e aperfeiçoar armamentos sejam redirecionadas para promover estudos adequados para impedir catástrofes similares no futuro”.

Francisco presidiu o recital do rosário na basílica de São Pedro. O mês de maio é quando os católicos romanos tradicionalmente se dedicam a orações diárias à Nossa Senhora. O papa rezou para que “este teste difícil termine e que o horizonte de paz e esperança retorne”.
Não é a primeira vez que o papa critica gastos com armamentos. Em mensagem na Páscoa deste ano, Francisco chamou os conflitos armados e os gastos militares durante a pandemia de “escandalosos”.

Na ocasião, também pediu que países acelerassem a distribuição das vacinas contra covid-19, especialmente para a população pobre.
“A pandemia ainda está se espalhando, enquanto a crise social e econômica continua severa, especialmente para os pobres. No entanto — e isso é escandaloso — os conflitos armados não acabaram e os arsenais militares estão sendo reforçados”, disse.

Foto: Filippo Monteforte/Reuters

Fonte: Exame

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem